No dia 17/11, foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do Grupo Executivo do Complexo Industrial (Gecis), no Hotel Grand Bittar, em Brasília. Coordenado por Carlos Gadelha, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (MS), o encontro contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a secretária do Desenvolvimento da Produção, Heloísa Menezes, representando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.



Foto: Erasmo Salomão – Ascom/MS.


O principal tema debatido na reunião foi a efetivação da primeira Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) para a produção de equipamentos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de acordo para transferência de tecnologia entre o Instituto Carlos Chagas (ICC)/Fiocruz-Paraná e a Lifemed Industrial de Equipamentos e Artigos Médicos Hospitalares. Serão produzidos kits para diagnóstico rápido de HIV, rubéola, sífilis, toxoplasmose e hepatite B.


O Gecis também tratou da assinatura do protocolo de Cooperação Técnica e Operacional em Vigilância Sanitária, convênio firmado entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e a Fundação Universidade de Brasília (UNB) que prevê o desenvolvimento de ações conjuntas no âmbito científico, acadêmico e técnico. O foco é o aprimoramento de processos e práticas na área de vigilância sanitária. Zich Moysés, diretor do Departamento do Complexo Industrial da Saúde e Inovação do MS, aproveitou para fazer uma apresentação sobre o andamento das atividades do Grupo de Trabalho de Farmacologia.


A Abifina esteve presente na reunião, representada pelo presidente Jean Peter, o 1º vice-presidente Nelson Brasil, o vice-presidente do Segmento Farmoquímico Nicolau Pires Lages, a diretora de Relações Institucionais Telma Salles, e o diretor de Assuntos Regulatórios Farmoquímicos Odilon Costa.

Anvisa tem poder para conceder registro de antidepressivos genéricos
Anterior

Anvisa tem poder para conceder registro de antidepressivos genéricos

Próxima

Informação assegura uso correto dos agroquímicos

Informação assegura uso correto dos agroquímicos