A FINEP acaba de lançar o Programa de Investimento Direto em Empresas Inovadoras, que contará com aporte inicial de R$ 200 milhões através de um Fundo de Investimento em Participações (FIP Inova Empresa). Por meio deste fundo, a FINEP passará a investir direto em empresas com elevado risco tecnológico. Até então, as ações da Agência Brasileira da Inovação na área de venture capital eram restritas a participações em fundos de investimentos e realização de programas para seleção, capacitação e apresentação de empresas em rodadas de negócios com investidores.


O BTG Pactual Serviços, controlado pelo banco BTG Pactual, com sede no Rio de Janeiro, será o administrador do novo Fundo. Caberá à FINEP, no papel de gestora, selecionar as empresas de médio a grande porte que receberão os investimentos.


Serão prioritárias aquelas com atuação nos setores estratégicos do Plano Inova Empresa, que inclui toda a cadeia agropecuária, de petróleo e gás, energia, complexo da saúde, complexo aeroespacial e de defesa, TICs e sustentabilidade socioambiental.  No primeiro momento, a ideia é investir em até seis empresas que apresentem condições de atingir posição de liderança em seus mercados.


Ao investir de forma direta, a FINEP busca capitalizar e desenvolver empresas com alto potencial de crescimento e retorno financeiro compatível, estimular atividades de inovação em setores e tecnologias prioritárias para o País e fortalecer a estrutura de capital e a ampliação do acesso ao mercado de capitais por parte das empresas. A Agência visa também incentivar a adoção de melhores práticas de governança corporativa e contribuir para a sustentabilidade econômico-financeira da própria FINEP ao obter o retorno dos investimentos.


Os mecanismos de investimento do FIP Inova Empresa englobam aquisição de participação via emissão de ações, debêntures conversíveis e outros títulos. Também prevê o co-investimento com instituições públicas e privadas.


Confira o vídeo que explica detalhes do FIP Inova Empresa e o histórico da atuação da FINEP na área de Venture Capital através do Inovar.


Fonte: Finep

Audiência pública discute marcas comerciais de medicamentos
Anterior

Audiência pública discute marcas comerciais de medicamentos

Próxima

Glauco Arbix lança FINEP 30 dias, uma vitória do financiamento à inovação no Brasil

Glauco Arbix lança FINEP 30 dias, uma vitória do financiamento à inovação no Brasil