A UFRJ sediará três eventos de grande interesse para a área de medicamentos biológicos nestes meses de julho e agosto. De 27-31/7/15, haverá a sexta edição da “International School on Production of Biologicals” (www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma). De 20-24/7/15 haverá um curso na área regulatória, voltado para requerimentos relacionados a produto e processo, boas práticas, validação e QbD na produção de biológicos. De 3-7/8/15, haverá um curso sobre utilidades e desenho de plantas de produção de biológicos. Estes dois cursos são parte integrante do Programa de Treinamento em Biotecnologia Farmacêutica da COPPE e da EQ/UFRJ (http://tbiofar.peq.coppe.ufrj.br).

Em sua sexta edição, o evento internacional “Sixth International School on Production of Biologicals in Animal Cell Cultures”, a ser realizado na UFRJ de 27 a 31/7/2015, discutirá aspectos técnicos e regulatórios referentes à produção de medicamentos biológicos, desde a obtenção da célula produtora e do banco celular até questões regulatórias referentes ao registro, passando pelas tecnologias de cultivo celular em biorreatores, purificação, caracterização e formulação dos produtos. Palestrantes renomados, de 12 diferentes países, de universidades e da indústria, darão apresentações e estudos de caso. Em algumas palestras, será dada uma visão geral também sobre outros produtos biológicos para a saúde, como vacinas, terapias celulares e terapias gênicas. No último dia, o evento encerrará com uma mesa-redonda envolvendo diretores das principais empresas biofarmacêuticas brasileiras, públicas e privadas. Mais detalhes sobre o programa estão em www.peq.coppe.ufrj.br/biopharma

Já os outros dois cursos fazem parte do TBiofar – Programa de Treinamento em Biotecnologia Farmacêutica, um programa que tem como objetivo contribuir para reduzir a carência de mão-de-obra especializada nesta área no Brasil e, assim, possibilitar ao País reduzir a defasagem industrial nesta área, permitindo a produção no Brasil e consequente redução de importações dos modernos medicamentos de origem biotecnológica, tão importantes no tratamento de doenças como câncer, artrite reumatoide e outras. Criado no final de 2014, o TBiofar já ofereceu 4 cursos ao longo de 2015, que serão acrescidos de mais estes dois em julho e agosto de 2015. Mais detalhes estão em http://tbiofar.peq.coppe.ufrj.br.

Trata-se de ótimas oportunidades de formação nesta área de crescente importância na indústria farmacêutica. Em 2012, os produtos biofarmacêuticos já representavam 40% dos ensaios clínicos em andamento no mundo. Em 2014, as vendas do setor biofarmacêutico ultrapassaram USD 160 bilhões e superaram a marca de 20% das vendas da indústria farmacêutica mundial.

As inscrições estão abertas através dos sites acima.

Luiz Otávio Pimentel é o novo presidente do INPI
Anterior

Luiz Otávio Pimentel é o novo presidente do INPI

Próxima

Anvisa está com diretoria completa