O projeto piloto da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) foi assinado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), respectivamente, nos últimos dias 7 e 8 de dezembro. Até o final do ano, acontecem as últimas negociações entre a Confederação e os três centros de pesquisas, que darão suporte aos projetos de inovação das indústrias brasileiras: Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo, e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), da Bahia.


“Com esse encaminhamento, em janeiro o INT já começa a interagir com empresas interessadas em viabilizarem seus projetos de inovação tecnológica” – afirma o diretor do Instituto, Domingos Manfredi Naveiro. O INT atenderá, preferencialmente, indústrias nas áreas de energia e saúde, enquanto o IPT atuará na área de bionanotecnologia e o Senai-Cimatec em processos de automação.


As empresas só precisarão entrar com um terço dos recursos necessários a cada projeto de inovação. A Embrapii contribuirá com o equivalente a um terço desses recursos e o Instituto conveniado a última terça parte.


O projeto piloto irá durar 18 meses, que é o prazo para a contratação dos projetos com as empresas. Posteriormente, será feito um aditivo para considerar o prazo de execução de 36 meses.


A Embrapii também fechará contratos de gestão com novas instituições de pesquisa tecnológica, avaliando sua carteira de projetos de inovação em função das demandas identificadas junto ao setor produtivo. A meta é agregar 30 institutos até o fim de 2014.


Domingos Naveiro relata que o INT já vem interagindo com empresas interessadas no desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. “Antes mesmo de entrar em operação, o projeto piloto da Embrapii suscita um movimento interessante junto ao setor do produtivo, dando sinais de que a iniciativa terá uma excelente resposta por parte da indústria e, consequentemente, dará um importante impulso à inovação no país”, destaca o diretor do Instituto.


Divisão de Comunicação – INT
Seg, 19 de Dezembro de 2011 13:07

Rota biotecnológica na indústria farmacêutica brasileira
Anterior

Rota biotecnológica na indústria farmacêutica brasileira

Próxima

Ciência sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras