A nova planta de Biotecnologia, Farmoquímica e Citostática do laboratório Cristália, em Itapira (SP), foi inaugurada na terça-feira (13/08) contando com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador Geraldo Alkmin e dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Fernando Pimentel (Indústria) e Marco Antonio Raupp, além do presidente da Anvisa, Dirceu Barbano e de outros representantes do Governo e do setor produtivo – como dirigentes da ABIFINA e de empresas associadas à entidade. A fábrica faz parte do complexo industrial da indústria farmacêutica e produzirá medicamentos de última geração, voltados principalmente para o tratamento do câncer. O empreendimento conta com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Em seu pronunciamento, durante a cerimônia, a presidenta Dilma afirmou que o Governo quer “ampliar parcerias com empresas nacionais e internacionais que aceitem o desafio de produzir no Brasil: essa é uma escolha política e estratégica. Estamos usando o poder de compra do Estado Brasileiro para estimular a indústria nacional, um dos maiores compradores de medicamentos”.


A Cristália possui hoje 31 parcerias com laboratórios públicos para atender demandas do SUS, Ministério da Saúde. Dilma lembrou, também, que fortalecimento de política oncológica é um compromisso de seu Governo: “Lançamos em 2011 programas para ampliar o enfrentamento do câncer de mama e colo do útero. E a partir do ano que vem, vamos vacinar as meninas de 10 e 11 anos contra o HPV”, disse.
 
Fonte: ABIFINA (com informações Finep)

Anterior

Indústria brasileira de fármacos se prepara para entrar no top cinco do mundo

Próxima

ENIFarMed inicia diálogo entre a cadeia produtiva farmoquímica e Governo para debater os rumos da saúde

ENIFarMed inicia diálogo entre a cadeia produtiva farmoquímica e Governo para debater os rumos da saúde