A Anvisa terá um grupo de renomados especialistas para auxiliar a instituição em suas decisões de caráter técnico-científico. Foi instalada, nesta quarta-feira (14/8), a Comissão Científica da Anvisa (CCVISA), que conta com sete membros representantes de áreas estratégicas da saúde.


A Anvisa poderá consultar o grupo sobre temas que auxiliem no desenvolvimento de ações que incentivem as novas tecnologias em saúde no país. De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, os integrantes da comissão foram escolhidos de forma criteriosa para que representem o que há de melhor na ciência brasileira.


Segundo o doutor em oncologia Paulo Hoff, que falou em nome da comissão, o conhecimento na área da saúde cresce a uma velocidade rápida até mesmo para os especialistas, o que torna fundamental uma interface entre a Anvisa e a comunidade científica. “Nós cientistas podemos dar uma colaboração nos tempos regulatórios da Anvisa e para que, em caso de dúvida, a Agência tome a melhor decisão para o cidadão”, afirmou Hoff. Ele elogiou ainda o corpo técnico da Anvisa e defendeu que o trabalho conjunto permita que somente produtos baseados em evidências sólidas e científicas cheguem para a população.


Já o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirmou que o objetivo da instituição é garantir a entrega de produtos seguros para a população, de forma que a saúde pública tenha acesso ao que há de mais eficiente na área da saúde.


A CCVISA foi instituída pelo Decreto nº 8.037/2013 da Presidenta da República, Dilma Rousseff. A Comissão Científica terá como tarefa auxiliar o Conselho Consultivo da Anvisa, assessorando a Agência na avaliação e regulação de novas tecnologias de interesse da saúde e também nos temas e discussões técnico-científicas de vigilância sanitária.


Os membros da Comissão terão mandato de três anos, permitida uma única recondução pelo mesmo período. O grupo vai atuar mediante demandas da diretoria colegiada da Anvisa e poderá indicar consultores ad hoc ou instituição de ensino e pesquisa para a elaboração dos estudos e pareceres necessários para o seu trabalho.


Conheça os membros da Comissão Científica da Anvisa:


Carlos Gil Moreira Ferreira
Possui graduação em Medicina, residência em Clínica Médica e em Oncologia Clínica e doutorado em Oncologia Experimental. Idealizador e Coordenador do Banco Nacional de Tumores. Atualmente, é Pesquisador Sênior e Coordenador de Pesquisa Clínica e Incorporação Tecnológica do Instituto Nacional do Câncer.


Fábio Bucaretchi
Possui graduação em Medicina, residência médica em Pediatria, mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente. É professor assistente doutor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Vice Coordenador do Centro de Controle de Intoxicações de Campinas da Unicamp.


Lenita Wannmacher
Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Medicina pela mesma universidade. Professora de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, consultora do Núcleo de Assistência Farmacêutica da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e OPAS/Brasil.


Maria das Graças Costa Alecrim
Possui graduação em Medicina, mestrado e doutorado em Medicina Tropical. Atualmente, é Diretora-presidente da Fundação de Medicina Tropical “Dr. Heitor Vieira Dourado”, pesquisadora titular da Fundação de Medicina Tropical e líder do Núcleo de Investigação em Malária do Estado do Amazonas.


Mauro Martins Teixeira
Possui graduação em Medicina e doutorado em Imunofarmacologia. É professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico. É coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em dengue e da Rede Pronex em Dengue do CNPq. É Presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).


Mayana Zatz
Possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Genética, doutorado em Genética e pós-doutorado em genética humana e médica. É Professora Titular de Genética do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. É Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco em doenças genéticas, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento, e Presidente Fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular.


Paulo Marcelo Gehm Hoff
Possui graduação em Medicina, doutorado e Livre-docência em Oncologia, residência em Medicina Interna e fellowship em Hematologia e Oncologia. Atualmente, é médico e Diretor Geral do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, Professor Titular da disciplina de Oncologia do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor Clínico da Oncologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e Diretor Geral do Instituto do Câncer de São Paulo, Octávio Frias de Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e “Voluntary Faculty” da Universidade de Miami.


Fonte: Anvisa

Anterior

Transparência: Anvisa amplia divulgação de listas de petições

Próxima

Tetra viral é incluída no calendário vacinal

Tetra viral é incluída no calendário vacinal