O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou as novas políticas de Política Operacional (PO). Os investimentos serão feitos, prioritariamente, nos eixos de infraestrutura, de competitividade e de inclusão produtiva e sustentabilidade. Os dados relativos às modalidades de linhas de crédito estão especificados no site do banco: www. bndes.gov.br.


O aporte para empreitadas de infraestrutura são voltadas para novos projetos em logística, energética, mobilidade urbana e saneamento. Projetos voltados para a modernização da gestão pública também serão contemplados nessa modalidade.


O eixo de competitividade é focado em propostas que fomentem a inovação, serviços técnicos e tecnológicos; exportações de serviços de engenharia e bens de capital; setores intensivos em engenharia e conhecimento; e economia criativa. Já a inclusão produtiva abrange empreendimentos de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), meio ambiente e desenvolvimento regional.


Elasticidade


A participação do BNDES nessas empresas não impede que as organizações busquem outros tipos de captação de recursos no mercado, como ocorre o caso das debêntures de infraestrutura.


Empresas de menor porte


Segundo o banco oficial, a participação em MPMEs ficará limitada a 90%. Essas empresas também poderão receber o reembolso dos investimentos feitos anteriormente. Para tanto, o projeto de investimento deve estar concluído em até 12 meses antes da entrada da solicitação de financiamento no BNDES.


Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações do BNDES

Anterior

Presidente da Anvisa defende papel da agência como parceira da ciência

Próxima

IEL e CNPq abrem quase 300 vagas para bolsistas, com oportunidades em diversas empresas

IEL e CNPq abrem quase 300 vagas para bolsistas, com oportunidades em diversas empresas