ABIFINA participa da celebração de aniversário da Agência. Desafios superados e a superar foram tema do evento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) completou 20 anos e o diretor de Relações Institucionais da ABIFINA, Odilon Costa, participou da comemoração nesta terça-feira, 29 de janeiro, em Brasília. A solenidade contou com a presença do diretor-presidente da Anvisa, Willian Dib, e dos demais diretores: Alessandra Bastos, Renato Porto e Fernando Mendes Garcia Neto. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, prestigiou o evento.

Um painel sobre desafios superados e futuros reuniu ex-presidentes da agência e contou com a presença de seu fundador, Gonçalo Vecina, e ainda Claudio Maiorivich e Dirceu Raposo. O atual senador José Serra, ministro da Saúde à época da criação da Anvisa, também discursou. “Foi um momento importante para rememorar a história e projetar o futuro”, avaliou Odilon Costa. 

Um dos pontos altos foi o lançamento do serviço de emissão digital do Certificado Internacional de Vacinação, resultado de uma parceria com o Ministério da Economia. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, também esteve na cerimônia. O novo governo aposta na digitalização para ampliar o acesso a serviços. A previsão é que o governo economize até R$ 120 milhões por ano com a medida. Exigido em mais de 100 países, o certificado é um exemplo de uso de tecnologia para simplificar serviços públicos.

Responsável pela regulação e consolidação de melhores práticas sanitárias de setores produtivos, como indústria farmacêutica e de alimento, produtos de saúde, entre outros, a Anvisa foi fundada em 26 de janeiro de 1999 e, desde então, acompanha a evolução dos mercados, dos produtos, dos ambientes e da tecnologia. Entre os principais avanços, está a criação e fortalecimento do mercado de medicamentos genéricos, a implantação de padrões de qualidade em locais de atendimento a pacientes, além do monitoramento e controle de eventos adversos, como infecções e resistência microbiana, por meio da formação de redes nacionais de vigilância.

Uma das prioridades da Anvisa é estabelecer novos marcos regulatórios e fortalecer o pós-registro dos bens e produtos, para trazer mais segurança à população.

Um ponto de destaque nas falas foi a introdução da discussão da Anvisa dentro do mecanismo de acesso a medicamentos. No encerramento do evento, foi entregue a premiação para projetos de inovação apresentados pelos próprios funcionários. Segundo Odilon Costa, este foi um momento de grande congraçamento, reconhecimento, motivação e orgulho de todos que participaram dos projetos que foram premiados. 

A presidente executiva da PróGenéricos, Telma Salles, fez uma saudação em nome do setor farmacêutico. 

Parabéns, Anvisa 20, mais 20!

 

Anterior

Aberta consulta pública sobre diretrizes de exames de patentes em biotecnologia

Próxima

ABIFINA participa da cerimônia que marca o início dos trabalhos da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec)