SEGS.com.br | 31/03/15

 

Líder de prescrição médica no Brasil, produto será comercializado no mercado mexicano por meio de parceria entre Aché e Silanes

 

O Aché Laboratórios fechou um acordo com a farmacêutica mexicana Silanes para lançar Acheflan no México, nas apresentações aersossol e creme. A marca já está registrada no país. O Acheflan é o primeiro medicamento com pesquisa e desenvolvimento totalmente nacionais, produzido a partir do extrato da Cordia verbenacea DC, uma planta encontrada na Mata Atlântica.

 

Segundo Paulo Nigro, presidente do Aché, o acordo demonstra que a companhia está alinhada aos objetivos de crescimento sustentável do negócio. “Temos a inovação como um direcionador estratégico para agregarmos cada vez mais valor ao nosso portfólio, em prol da sociedade e da ciência. O Acheflan, baseado em pesquisa e desenvolvimento 100% brasileiros, é líder no Brasil e agora ganha um novo mercado internacional, por meio de uma parceria sólida. Isso mostra que estamos no caminho certo, baseados na inovação e na sustentabilidade”, avalia Nigro.

 

No Brasil, o produto é líder de prescrição médica, com mais de 25% de participação de mercado, segundo dados recentes da Close-Up International, auditoria global de prescrições. Isso representa quase o dobro do market share do produto que ocupa a segunda posição do mercado. No cenário internacional, além de México, a companhia tem contrato de venda de Acheflan para outros quatro países: Peru, Chile, EUA e Japão.

 

Potencial do mercado mexicano

O México tem o segundo maior mercado farmacêutico da América Latina – atrás apenas do Brasil – e possibilita grandes oportunidades para a chegada de Acheflan. O produto brasileiro entrará em um segmento de aproximadamente seis milhões de unidades e US$ 50 milhões. No país, o Acheflan deverá capturar um market share de 1,9% em seu lançamento, chegando a 6,1% em cinco anos.

 

Para Antonio López de Silanes, presidente da Silanes, a parceria será produtiva. “Estamos muito otimistas de que o Acheflan será um grande sucesso no México, da mesma forma que é no Brasil. Em um mercado cada vez mais globalizado e exigente, é fundamental a troca de informações e experiências e a criação de redes de atuação conjunta, como essa que nos reúne ao Aché”, afirma Silanes.

 

Inovação 100% brasileira

Os estudos para o desenvolvimento de Acheflan levaram sete anos e foram conduzidos em parceria com quatro importantes universidades do País: Universidade Federal de Santa Catarina, Unifesp, PUC-Campinas e Unicamp. A pesquisa teve um grande avanço com a descoberta do alfa-humuleno, princípio ativo responsável pela ação antiinflamatória.

 

Início da parceria

A parceria entre as duas companhias foi marcada quando o Aché passou a vender, no Brasil, um antidiabético da Silanes (glimepirida + metformina) com o nome de Meritor, em 2009. Um ano depois, a Silanes lançou, no México, o Bicartial, um hipertensivo do Aché (losartana + anlodipino) com o nome de Bicartial.

 

Assim como o Aché no Brasil, a Silanes é reconhecida no México por sua credibilidade entre profissionais da saúde e pelos investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento. Fundada em 1943, a empresa tem forte presença no mercado farmacêutico regional e as exportações para 27 países das Américas, Europa, Ásia e África compõem 20% do volume de vendas companhia.

 

Sobre o Aché Laboratórios

O Aché é uma empresa 100% brasileira, com quase 50 anos de atuação no mercado farmacêutico. Conta com três complexos industriais: em Guarulhos (SP), São Paulo (SP) e Anápolis (GO). São mais de quatro mil colaboradores e uma das maiores forças de geração de demanda e de vendas do segmento no Brasil. Para atender às necessidades dos profissionais de saúde e consumidores, o Aché oferece um portfólio diversificado com 303 marcas em 747 apresentações de medicamentos sob prescrição, genéricos e MIP (isentos de prescrição), além de atuar também nos segmentos de dermatologia e nutracêuticos. Ao todo, são 130 classes terapêuticas e mais de 20 especialidades médicas atendidas. Recentemente, com a criação da Bionovis, passou a atuar em biotecnologia. No mercado internacional, exporta para 12 países das Américas e África. Em 2014, a companhia foi eleita a melhor empresa do setor farmacêutico pela revista Exame, na premiação Melhores & Maiores.

 

Sobre Laboratorios Silanes

Laboratorios Silanes é uma empresa mexicana com presença internacional e 72 anos de experiência na área farmacêutica. É parte do Grupo Silanes e opera sob dois princípios orientadores estratégicos: inovação e globalização. A companhia segue os mais elevados padrões de qualidade de fabricação de seus produtos e conta com a “Certificación de Industria Limpia” (Certificação de indústria Limpa) pela Procuradoria Federal de Proteção Ambiental do México, além do selo Empresa Socialmente Responsável. www.silanes.com.mx

 

Matéria no site original 

Fonte/Autoria.: CDI Comunicação Corporativa

Anterior

Estado do Rio ganha maior centro de tecnologia celular da América Latina

Próxima

Anvisa inicia publicação de bases técnicas e científicas de registro de medicamentos