No dia 20 de janeiro, aconteceu o simpósio “Mercado farmacêutico brasileiro: tendências e desafios”, que reuniu cerca de 250 pessoas em painéis e mesas de debate. A primeira parte do evento, que aconteceu durante o XI Encontro Paulista de Farmacêuticos, deu ênfase às áreas que compõem a cadeia produtiva de fármacos. Durante a ocasião, a ABIFINA foi representada pelo seu presidente Jean Daniel Peter, que ministrou uma palestra sobre insumos farmacêuticos.



Ainda na primeira etapa, Ogari Pacheco, presidente do laboratório Cristália e vice-presidente da ABIFINA, ressaltou a possibilidade real de descoberta de medicamentos e destacou ainda que com o crescimento do setor, a indústria nacional caminha para a independência do mercado internacional. Já Waldir Eschberger, presidente da EMS, laboratório associado, ressaltou que a entrada de medicamentos genéricos no mercado mudou a valorização do farmacêutico no Brasil. Ao mesmo tempo, os genéricos enfrentam inúmeras barreiras jurídicas, tendo em vista a série de pedidos de ampliação dos prazos de patentes por parte das indústrias internacionais.



O simpósio ainda debateu temas como a regulamentação do setor e os investimentos na área farmacêutica. De acordo com a IMS Health, os investimentos no mercado em países que fazem parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia, China) representam cerca de 13% da demanda global. Neste grupo, o Brasil é o segundo país em que o mercado de fármacos mais cresce.

Glauco Arbix, novo presidente da FINEP, toma posse nesta 6a, 28/1
Anterior

Glauco Arbix, novo presidente da FINEP, toma posse nesta 6a, 28/1

Próxima

IPD-Farma realiza seminário de inovação farmacêutica

IPD-Farma realiza seminário de inovação farmacêutica