REVISTA FACTO
...
Informando ABIFINA • Fevereiro 2006 • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Abifina em Ação

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

DEPOIMENTO DE ALBERTO MANSUR
(por ocasião da inauguração da sede da ABIFINA)

É uma honra para nós ter colaborado na construção da nova fase da ABIFINA, dentro dos mesmos princípios que nortearam a industrialização química do País na década dos anos 70, caracterizados pela determinação, organização, disciplina e compromissos com a nação – que marcam a história de vida do Nelson Brasil e de todos os profissionais que construíram a indústria petroquímica no Brasil. E tudo isso alicerçado em ética empresarial, inovação tecnológica e pureza na maneira de pensar – que veio da Escola do General Ernesto Geisel, criador de toda uma maneira de se pensar alto, com seriedade e amor ao País.

A ABIFINA inicia uma nova fase na química fina que já foi por nós concretizada na petroquímica, qual seja a de planejar, antever medidas, atuar visualizando todos os segmentos da química fina – agroquímicos, fármacos, catalisadores, produtos da biotecnologia, enfim, tudo que é da maior densidade tecnológica dentro desse setor da indústria química. É nosso propósito criar comitês de gestão dentro da ABIFINA para fazer tudo o que nós, empresários, técnicos e profissionais com determinação sentimos que tem faltado na atualidade do País – e que nós tínhamos de sobra na década dos anos 70/80. Então, é acreditando no futuro, acreditando nas pessoas da ABIFINA, que nós empresários vamos levar essa idéia de industrializar o País, de agregar valor ao produto da química fina, concentrando aqui na ABIFINA nossos esforços políticos e intelectuais. Ao Guedes, Nelson, Marcos e a toda equipe da ABIFINA o meu abraço e o meu apoio.

CÂMARA DE MEDICAMENTOS
Atendendo solicitação do governo federal, a ABIFINA sugeriu a seguinte pauta de temas do interesse da química fina e do consumidor brasileiro para serem tratados em futuras reuniões da Câmara Setorial de Medicamentos:
– Acesso a Medicamentos.
– Qualidade de Medicamentos e Farmoquímicos.
– Registro de Medicamentos e Farmoquímicos.
– Qualificação dos Processos de Fabricação de Farmoquímicos e Medicamentos.
– Rastreabilidade na Produção de Farmoquímicos e Medicamentos.
– Estratégia de Suprimento de Farmoquímicos para os Programas Brasileiros de Medicamentos para AIDS e Doenças Negligenciadas.
– Política de Garantia de Qualidade  nos Suprimento de Farmoquímicos para os Programas Brasileiros de Medicamentos especialmente para AIDS e Doenças Negligenciadas.

ABDI
Representada pelos dirigentes da ABIFINA, Luiz Guedes, Nelson Brasil e Alberto Mansur, a entidade participou de workshop realizado no dia 25, na sede da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, destinado a examinar sugestões apresentadas pelos empresários do setor da química fina no contexto de políticas públicas. Da reunião participaram, pela ABDI, o presidente Alessandro Teixeira, o gerente de articulação institucional Clayton Campanhola, o chefe de gabinete Ricardo Schaefer, o assessor parlamentar Saulo da Matta e a técnica Cheila Pimenta. Pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior participaram o assessor parlamentar José Luiz Azeredo e o representante do GIPI/MDIC, Márcio Suguieda. Nesse evento foram analisados projetos de lei em discussão no Congresso Nacional e propostas colocadas em diferentes órgãos governamentais, cuja articulação constitui a função essencial da ABDI. Houve plena convergência de posições entre o ente público e o setor privado, em termos de busca dos superiores interesses nacionais objetivados pela política industrial e tecnológica do presidente Lula: incentivo à industrialização no país (fabricação local) e à inovação tecnológica focada na empresa. O presidente Alexandre Teixeira assegurou aos empresários do setor industrial da química fina que a ABDI se dedicará à solução dos problemas apontados pela ABIFINA, articulando ações do governo.

HOME-PAGE
Para conhecer com mais detalhes todas as atividades desenvolvidas normalmente pela ABIFINA, os generosos leito­­res deste ABIFINA Informa são convidados a acessar a home-page da entidade no endereço www.abifina.org.br e conosco interagir.

AGENDA DA INDÚSTRIA: SUGESTÕES ENVIADAS PARA FIRJAN E CNI
Atendendo solicitação da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), após ter ouvido seus associados, a ABIFINA se posicionou em relação aos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, constantes da Agenda Legislativa da Indústria.

DESBUROCRATIZAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES
Em atendimento à solicitação da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), e após ouvir o quadro social da ABIFINA, esta entidade emitiu parecer sobre propostas da AEB na área de comércio externo, inclusive se posicionando sobre anteprojeto de Medida Provisória tratando desse assunto.

AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Tendo como base os resultados do Encontro Empresarial com autoridades públicas, articulado pela ABIFINA em novembro de 2005, a entidade consolidou comentários sobre a evolução da política industrial, tecnológica e de comércio exterior do governo brasileiro ao longo de 2005, tendo remetido o relatório correspondente para representante da indústria no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.

SISTEMAS ORGANIZACIONAIS
A ABIFINA vem iniciando, com apoio da sua associada Milenia Agro Ciências, e contando com o apoio do consultor Carlos Alberto Geirinhas, a implantação de um novo sistema organizacional e de padronização da entidade. Após a realização de um workshop ocorrido em dezembro, o primeiro passo a ser dado agora será a implantação do sistema conhecido como 5S, estando o “dia D” previsto para início de março. O passo seguinte será a criação de um moderno Centro de Documentação na entidade de forma que, após a sua implantação, deverá permitir a recuperação de qualquer informação ou documento (físico ou virtual) em poucos segundos.

O QUE É O PROGRAMA “5S”
– Origem
O “Programa 5S” foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão do pós-guerra, inspirado na necessidade, que havia então, de colocar ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país.  O Programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país. Atualmente o programa “5s” está incorporado ao cotidiano de grande parte das organizações.

– Objetivo
Seu objetivo é transformar o ambiente das organizações e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos e aumentando a produtividade das instituições.

– Significado dos “5S”
Seiri- DESCARTE: Separar o necessário do desnecessário.
Seiton- ORGANIZAÇÃO: Colocar cada coisa em seu devido lugar.
Seisso- LIMPEZA: Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
Seiketsu- SAÚDE: Tornar saudável o ambiente de trabalho.
Shitsuke- AUTODICIPLINA: Rotinizar e padronizar a aplicação dos “S” anteriores.

– Dia “D”
O “Dia D” marca o inicio do programa.  Nesse dia, com a participação de todos os funcionários da empresa/entidade, são colocados em prática os conceitos descarte, organização, limpeza e saúde.

Anterior

O desenvolvimento em questão

Próxima

O ambiente macro e o microeconômico