REVISTA FACTO
...
Informando ABIFINA • Dezembro 2005 • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Editorial

Atuação ABIFINA: Retrospectiva 2005

O encerramento de cada ano serve para a avaliação dos ganhos e perdas, das oportunidades não aproveitadas e das ameaças não revertidas. Serve, também, para a renovação das expectativas e da definição de metas e projetos que irão possibilitar novos avanços nos negócios.

A ABIFINA, como associação representativa do segmento industrial da química fina, tem como principal objetivo de suas atividades a geração de soluções para as demandas provenientes de seus membros. Seus principais interlocutores encontram-se no executivo e no legislativo, responsáveis pelos avanços e retrocessos que o segmento tem que absorver em seus negócios.

A cada ano que se encerra constatamos, monotonamente, que diversas questões foram postergadas, outras abandonadas e poucas, muito poucas, resolvidas. Os avanços são conquistados a fórceps, dando a impressão que governo e setor privado apresentam visões antagônicas. Entretanto, a conclusão que se extrai dos diversos encontros realizados com membros do setor público é que existe no campo das idéias e dos objetivos muito mais pontos comuns que qualquer analista apressado poderia supor. Tal constatação possibilita concluir que o impedimento do governo atuar com eficácia centra-se nos seguintes aspectos: 1) falta de coordenação dos órgãos públicos na definição e na execução de suas políticas; e 2) excesso de burocracia na tomada de decisão, ficando claro que o tempo do setor público não é o tempo do setor privado.

Os exemplos são inúmeros e podem ser facilmente demonstrados. Talvez fosse mais fácil reproduzir o relatório do ano anterior, pois nesse documento certamente serão encontrados os mesmos assuntos e as mesmas reivindicações que hoje seriam feitas.

A política industrial definida pelo atual governo não foge a essa regra. Estabelecidas as áreas prioritárias para a implementação da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), constata-se que as duas grandes deficiências anteriormente apontadas, falta de coordenação e burocracia, predominam no encaminhamento de importantes temas levantados pelo setor privado e que possibilitariam que a economia brasileira, referindo-se àquela que é responsável primeira pela geração de riquezas, produzisse importantes ganhos de produtividade, com conseqüências positivas para a evolução de alguns estratégicos indicadores: 1) aumento da competitividade; 2) ampliação da oferta; 3) aumento das exportaçôes; 4) aumento geral da renda; e 5) redução dos preços. Por outro lado, a ABIFINA reconhece que alguns importantes avanços, face aos possíveis benefícios que deles advirão nos próximos exercícios, foram obtidos. A criação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) é saudada como uma tentativa válida de reduzir o nível de desarticulação no contexto dos organismos envolvidos com a implementação da PITCE. É necessário, também, destacar a aprovação da Lei n 10.973/2004, que versa sobre questões relacionadas à inovação, e a MP nº 252 que traz melhorias quantos aos incentivos fiscais para o investimento de pessoas jurídicas nas atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Por fim, verificam-se os primeiros sinais para a solução dos graves problemas enfrentados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no tocante a questões operacionais que difi cultam a esse órgão cumprir com eficácia suas atribuições organizacionais.

Na esfera da ABIFINA, vale ressaltar a consolidação de diversas práticas institucionais expressas, em particular, nos Encontros Empresariais que têm possibilitado a efetivação de importante interlocução entre o setor público e o privado. Reproduzir os inúmeros eventos e participações em debates em diversos ambientes seria exaustivo, pois essas informações estão disponíveis no site da entidade em seu relatório de atividades.

Outra importante conquista da entidade foi a ampliação do número de associados provenientes do segmento de agroquímicos, fator que consolida sua representatividade frente a diferentes instâncias governamentais.

Vale mencionar as novas condições físicas da ABIFINA, fator que contribuirá para oferecer à excelente equipe administrativa e técnica da entidade melhores condições de trabalho.

Finalmente, a ABIFINA expressa sua confiança de tempos melhores para o setor da química fina e a certeza de o que o trabalho que vem sendo produzido a cada ano irá gerar resultados capazes de contribuir para o negócio de cada associado e como desdobramento, natural, ganhos para a sociedade.

ABIFINA AGRO

O aumento da produção e da eficiência do agronegócio brasileiro é fortemente dependente dos resultados obtidos em sua cadeia produtiva, cujos elos são fortemente entrelaçados e interdependentes.

A importância do agronegócio, por sua vez, deriva da dependência no abastecimento do mercado interno, em sua capacidade de gerar excedentes para a exportação, na geração de renda e riqueza no País, com participação entre 35 e 40% do PIB, e na geração de 27,0 milhões de empregos.

Todos esses resultados advêm de um bem organizado sistema de fornecimento de insumos na produção agrícola, que vem incorporando sistematicamente novos avanços tecnológicos, e na capacidade logística e industrial existentes no Brasil.

Há ainda muitos avanços a serem realizados para que possam ser ampliados os níveis de competitividade do segmento. Contudo, é importante que não se destrua, com falsos argumentos, os importantes e difíceis resultados obtidos apesar das adversidades nos ambientes econômicos e institucionais observados em nosso País.

No momento, o setor de defensivos agrícolas vem sendo fortemente atingido por uma lógica que não encontra respaldo em qualquer análise, mesmo superficial. Alega-se que a circunstância de perda de renda que afeta os agricultores de algumas regiões e produtores de determinados cultivos é estabelecido pelo aumento dos custos de produção provocado pelos preços dos agroquímicos.

A abertura unilateral do mercado no âmbito do Mercosul e as mudanças na sistemática de registro, através de sua simplificação, têm sido os meios que o legislativo vem propondo para aumentar a oferta do produto no mercado, com a conseqüente redução em seus preços. Essa assertiva não é verdadeira, dado o nível de organização desse mercado em níveis mundiais. Pode sim, no curto prazo, ocasionar uma determinada desorganização provocada pela presença de oportunistas que não têm compromissos com o longo prazo e buscam unicamente usufruir momentaneamente desse importante mercado, sem agregar valor. A ABIFINA na condição de entidade empresarial tem entre seus princípios a valorização da fabricação local com expressiva agregação de valor no País independentemente da origem do capital societário e no reconhecimento do mercado interno como patrimônio nacional e da importância do acesso a mercados externos.

Utilizando suas prerrogativas institucionais a ABIFINA representa legitimamente o importante segmento de agroquímicos genéricos, cujas empresas apresentam forte capacidade local de produzir produtos formulados, técnicos e/ou intermediários químicos. Nessa condição estabelece um fórum de discussão qualifi cado para propugnar pelo correto encaminhamento da questão da oferta de agroquímicos cujo resultado deva significar, em linhas gerais, a produção e o desenvolvimento tecnológico em solo brasileiro.

Aos seus associados, a ABIFINA convida para a instalação das diferentes câmaras técnicas onde se desenvolverão as principais discussões relacionadas a todos os cenários onde se configuram possíveis oportunidades e ameaças, seja pela tentativa casuística na busca de soluções para o aumento da oferta de defensivos agrícolas ou pela inoperância das políticas públicas.

Luiz Cesar A. Guedes
Luiz Cesar A. Guedes
Anterior

Avaliação de desempenho do setor em 2005 face à atual política industrial, tecnológica e de comércio exterior

Próxima

A prática do offset