RODADA DE DOHA – OMC
A ABIFINA, através do seu Diretor de Comércio Exterior, José Senna, acompanhada das demais entidades que compõem a Coalizão Empresarial Brasileira (CEB), participou no dia 4 de outubro, em Brasília, de reunião com representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com vistas a debater a posição final da CEB sobre as negociações de NAMA, na Rodada de Doha/OMC. No dia 6 de outubro, Noemy Padilha, da gerência operacional da ABIFINA, participou de reunião da CEB, na sede da CNI-RJ, que deu continuidade aos trabalhos de priorização e avaliação das propostas referentes às regras de antidumping em negociação na Rodada de Doha. No dia 7 de outubro, também na sede da CNI-RJ, Diva Arrepia e Noemy Padilha, participaram do Seminário “Subsídios nas Negociações Comerciais e a Política Industrial Brasileira”, ocasião em que se debateu a estratégia brasileira nas negociações da Rodada de Doha, que vem discutindo as regras da OMC frente aos instrumentos e objetivos da política industrial do governo e do setor privado.
OFFSET – POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL E TECNOLÓGICO
O Vice-Presidente da ABIFINA, Marcos Oliveira, participou, nos dias 4 e 5 de outubro, em Brasília, de seminário internacional sobre práticas de offset, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores. O governo federal vem há algum tempo examinando este assunto com vistas à adoção de uma política geral aplicável a todas as compras internacionais do governo. Estima-se que o mecanismo de offset possa ser mais um elemento de apoio a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).
DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
Como parte da Semana Nacional de C&T, a Câmara Federal, por iniciativa do deputado Renato Casagrande, presidente da Comissão de C&T daquela casa legislativa, promoveu, em 5 de outubro, uma sessão especial para acolher pronunciamentos sobre o tema do desenvolvimento tecnológico brasileiro. A ABIFINA participou desse evento representada pelo Vice-Presidente Marcos Oliveira, acompanhado pelo Diretor Geral da Protec, Roberto Nicolsky.
FUNDOS SETORIAIS
A ABIFINA, representada pelo seu Vice-Presidente Marcos Oliveira, participou no dia 5 de outubro, em Brasília, da apresentação pública promovida pelo MCT e pela Finep para a apresentação dos resultados alcançados até agora pelos editais criados para aplicação dos recursos provenientes dos fundos setoriais.
INTEGRAÇÃO GOVERNO E SETOR PRIVADO
O Ministério da Saúde criou recentemente um grupo de trabalho (GT) específico para discutir a integração entre a rede de produção oficial de medicamentos e o setor privado. A primeira reunião do GT ocorreu no dia 19 de outubro, em Brasília. A ABIFINA foi representada nessa ocasião pelo Diretor Superintendente da Nortec, Nicolau Lages, e Lélio Maçaira, da Genvida, que ficaram bastante satisfeitos com a posição apresentada pelo governo, grande parte alinhada com a demanda do setor farmoquímico brasileiro.
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
Foi realizada, nos dias 6 e 7 de outubro, na sede da Anfarmag, em São Paulo, mais uma reunião do Ministério da Saúde com o setor privado farmoquímico brasileiro visando a revisão da Resolução RDC n° 35. A ABIFINA vem participando ativamente dessas discussões, inclusive esta última, representada por Eliana Esch, Gerente de Qualidade da Nortec.
ABIFINA – INPI
O Vice-Presidente da ABIFINA, Marcos Oliveira, acompanhado por empresários do setor, reuniu-se no dia 11 de outubro com o Presidente e o Diretor de Patentes do INPI, Roberto Jaguaribe e Carlos Pazos, respectivamente, para tratar de assuntos do interesse da química fina.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
O Vice-Presidente da ABIFINA, Marcos Oliveira, participou, na qualidade de debatedor, do congresso anual da ASPI (Associação Paulista da Propriedade Intelectual). O evento, realizado em São Paulo nos dias 21 a 23, enfocou a “Propriedade Intelectual e os Desafios da Ciência Moderna”, com os atuais e polêmicos temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico nacional, à biossegurança, ao meio ambiente e ao direito autoral, como é o caso das patentes internacionais, das células-tronco e dos transgênicos, do biodiesel, do Protocolo de Quioto, do acesso ao conhecimento e do patrimônio cultural.
BRASILTEC
A Finep, com apoio do Instituto Tecnológico Inovador (ITC), promoveu o Fórum Rodada de Oportunidades Tecnológicas. Este evento ocorreu em São Paulo, no período de 5 a 7 de outubro, dentro da programação do 4° Brasiltec – Inovação em Tecnologia em Produtos, Processos e Serviços. A ABIFINA, representada pelo Diretor Superintendente da Nortec,Nicolau Lages, acompanhou os trabalhos realizados que tiveram por foco o desenvolvimento tecnológico brasileiro.