REVISTA FACTO
...
Informando ABIFINA • Outubro 2005 • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
//Artigo

ABIFINA inaugura nova sede no Rio de Janeiro

Perto de completar vinte anos de existência, a ABIFINA abre as portas de sua nova sede no Rio de Janeiro para associados, amigos e parceiros, em evento que marcou um novo tempo para a entidade. Mais do que representar a expansão das atividades, a nova sede proporcionará melhores condições de trabalho para a equipe e contribuirá para a atração de novos  associados. Presidentes e Diretores de diversas entidades industriais e químicas associadas prestigiaram a abertura das novas instalações e destacaram a importância da atuação da ABIFINA representando os interesses e necessidades do segmento.

Integração

O evento de abertura reuniu empresários de diversos ramos da área química que apoiaram a mudança de sede, comprometidos com a proposta da ABIFINA de continuar desempenhando seu trabalho em defesa da produção nacional e de novas tecnologias. Nelson Brasil, Vice-Presidente da ABIFINA, discorreu sobre a marcante história da entidade no desenho da nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior. Lembrou, também, a participação da ABIFINA no trato do tema propriedade intelectual no âmbito de negociações internacionais. “Agradeço às empresas associadas da ABIFINA que,
através de contribuição espontânea e específica, permitiram à entidade desenvolver um moderno e ambicioso projeto
de infra-estrutura, em especial na área de informática, bem como realizar uma ampla reforma geral das nossas instalações”,
disse ele. Nelson Brasil finalizou seu discurso destacando que a ABIFINA, sob a égide do compromisso com a ética, a fabricação local e a inovação tecnológica, está inaugurando um novo patamar de suas atividades.

O Diretor Geral da Protec, Roberto Nicolsky, lembrou que a entidade tem uma breve história, mas que também está disposta a lutar ao lado da ABIFINA na batalha em defesa do setor industrial. “Temos muito a aprender com a ABIFINA e desejamos defender interesses de outros setores ligados à Protec. Seguimos juntos com o propósito de defender permanentemente, de forma ética, a fabricação nacional”, discursou. Em seguida, foi descerrada uma placa em homenagem à Milenia Agro Ciências, doadora de todos os equipamentos multimídia para a sala de reuniões e Luiz Barone, Nelson Brasil e Luiz Guedes do mobiliário para as novas instalações da ABIFINA. Luiz Barone, Presidente da Milenia, lembrou a ocasião em que foi aventada a hipótese de criação de uma associação empresarial destinada a constituir um fórum representativo de empresas compromissadas com a fabricação de produtos agroquímicos no País. “Encontramos na ABIFINA o lugar para
fazer acontecer nossas metas industriais, pois sabemos que se trata de uma associação com altíssima credibilidade e que irá representar muito bem o nosso setor produtivo. Para a Milenia, é uma honra ter seu nome homenageado na sala de reuniões”, afirmou.

Para o Presidente da ABIFINA, Luiz Guedes, o momento é de renovação e compromisso com as propostas que sempre
guiaram os objetivos da entidade. Por ter uma grande responsabilidade na representação de importantes empresas que atuam no sistema produtivo no Brasil, Guedes acredita que a ABIFINA tem cumprido essa tarefa da melhor forma possível, porém a participação dos parceiros é cada vez mais necessária. “Uma entidade só se faz bem representada se tivermos o associado presente. Procuramos atender a todas as necessidades empresariais, porém contamos com a participação dos empresários para discutir seus problemas e formular novos caminhos para a entidade se desenvolver”, comentou. Luiz Guedes também ressaltou a participação da Milenia, que está convidando um grupo de empresas que endossam os princípios e apóiam a missão da ABIFINA para fortalecer ainda mais a entidade. Segundo ele, o objetivo é ter uma representação à altura das reivindicações do segmento produtivo local.

Convênio

Outra parceria destacada por Guedes foi o Convênio de Cooperação Técnica entre a ABIFINA e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A união, de acordo com o Presidente, tem o propósito de aproximar as empresas e a universidade, com a intenção de colocar o pesquisador dentro da empresa produtiva, aproveitando a estrutura e o conhecimento acumulado na academia face às necessidades do mercado. O convênio foi iniciado pela pósgraduação e biotecnologia Vegetal, com o intuito principal de colocar os alunos de doutorado atuando dentro das empresas.  “Essa atividade fará parte da tese de doutorado desses alunos – com bolsas do CNPq e sem envolvimento trabalhista com a empresa – que vão se familiarizar com a pesquisa industrial e não apenas com a pesquisa acadêmica”, explicou o professor Celso Lage, representante da UFRJ.

Parceria

Diversos parceiros da ABIFINA salientaram a importância da atuação da entidade junto aos interesses de seus associados. Poliana Silva, Vice-Presidente do Laboratório Simões e Diretora de Estudos da Biodiversidade da ABIFINA, disse que nunca faltou apoio às necessidades de sua empresa e elogiou o esforço da ABIFINA em continuar comprometida com seus ideais e sua atuação em prol da modernidade. Já Fernando Steele Cruz, Gerente de Relações Institucionais e Pesquisa da BioRio, parabenizou as instalações da nova sede e disse acreditar que a nova fase da ABIFINA permitirá agregar novos associados.

Waldir Pepe, Gerente de Competividade do Ciesp, também elogiou a nova sede e afirmou sentir-se gratifi cado em testemunhar o começo de uma nova história de integração entre a área de pesquisa e a área industrial para promover o desenvolvimento do País. O setor químico-farmacêutico também manifestou seu apoio às atividades da ABIFINA. Antonio Salustiano Machado, Sócio-Fundador da Quiral Química do Brasil, acredita ser este um momento especial para o setor em que atua e que é uma questão de tempo para que outras empresas venham se juntar à Associação. Alberto Mansur, Diretor-
Superintendente da Nortec Química, ressaltou o início de uma nova era para o setor de química fi na. “A ABIFINA inicia uma nova fase na indústria de química fi na, que nós já havíamos concretizado na petroquímica. É hora de pensar nos setores agroquímicos, fármacos, catalisadores, biotecnologia, tudo que é da maior densidade para esse setor. Nosso propósito, daqui por diante, é criar comitês de gestão na ABIFINA para fazer tudo o que nós, empresários, técnicos e professores, verificamos que tem faltado na atualidade do País”, afirmou.

Visão de futuro

Vivaldo Barbosa, Diretor-Presidente da PetroRio, lembrou que a atuação da ABIFINA sempre teve conotação nacionalista
na defesa dos nossos valores e do prestígio da produção brasileira. “Tenho contato com diversas entidades organizadas no País e, com certeza, a ABIFINA é a que expressa um conteúdo de nacionalidade jamais visto em outro lugar”, observou. As novas instalações, modernas e com o que há de melhor em tecnologia, foram elogiadas por todos os presentes. “Para quem foi da ABIFINA há muitos anos atrás, padecendo de tantas difi culdades, é uma enorme satisfação ver tantas pessoas aqui comemorando a nova sede”, brindou Fernando Sandroni, Presidente do Conselho Empresarial da Firjan.

Foi consenso entre Carlos Alberto Geirinhas, Assessor da residência da Milenia, Pedro Wongtschowski, Diretor Superintendente da Oxiteno, Isaac Plachta, Presidente do Conselho da IQT, e Manuel Zauberman, Diretor da Inpal, que a ABIFINA, em virtude da defesa da produção doméstica brasileira, dos interesses dos associados e da adoção de novas tecnologias terá seu papel reconhecido e reforçado dentro da indústria de fármacos e de química fi na. Pela frente, segundo o Diretor de Desenvolvimento da Agripec, Carlos Alberto Studart (Deda), ainda há muito que fazer. “Ficamos felizes em poder participar da ABIFINA. Vamos fortalecer a nossa associação com muito trabalho”.

Anterior

Confira as notas sobre iniciativas e eventos do setor de química fina e de seus associados

Próxima

De políticos e políticas