REVISTA FACTO
...
Set-Dez 2025 • ANO XIX • ISSN 2623-1177
2025
79 78 77
2024
76 75 74
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
Em edição ampliada, ABIFINA realiza 16º SIPID com foco em inovação e produção nacional
//SIPID

Em edição ampliada, ABIFINA realiza 16º SIPID com foco em inovação e produção nacional

Consolidando-se como espaço de referência para debater propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento produtivo no Brasil, a 16ª edição do Seminário Internacional Patentes, Inovação e Desenvolvimento (SIPID), promovida pela ABIFINA, foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2025. Pela primeira vez, o evento foi realizado em duas cidades: no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17, quando foram discutidas as políticas de incentivo para a inovação e a produção local; e em Brasília, no dia 18, tendo como foco principal os desafios jurídicos para a competitividade das empresas brasileiras.

Durante os três dias de debates, o seminário reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros, além de representantes do governo, Judiciário e setor produtivo, para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da indústria nacional. Também houve lançamento de estudos, assinatura de acordos e entrega de prêmios. Confira os principais destaques do SIPID 2025.

No dia 16 de setembro, a abertura contou com o presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Odilon Costa, que reforçou o compromisso da entidade com a soberania industrial brasileira, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País; o presidente do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira; o superintendente de Desenvolvimento Produtivo e Inovação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Pieroni; e o diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Elias Ramos de Souza (na foto, da esquerda para a direita). Nesse contexto, também foram discutidos temas como os investimentos que estão sendo realizados no âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB) e a importância de combater problemas históricos como a falta de continuidade das políticas públicas, a burocracia e a insegurança jurídica.

Antes da cerimônia de abertura, o presidente-executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, e Odilon Costa se reuniram com o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias (à direita na foto 1), reafirmando a cooperação entre as duas instituições com foco no desenvolvimento da indústria nacional.

A conferência inaugural do SIPID, com o tema “Tendências globais em propriedade intelectual e saúde”, foi realizada pelo vice-presidente de Comércio Internacional e Propriedade Intelectual da Associação Internacional de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (IGBA, na sigla em inglês), Sergio Napolitano (na foto 2, à direita, ao lado de Walker Lahmann, da ABIFINA, à esquerda). O palestrante criticou práticas que podem ampliar os direitos de patentes além do prazo legal de 20 anos e destacou a importância de buscar o equilíbrio entre estímulo à inovação, acesso aos produtos e promoção da concorrência.

Paineis de debates

No debate com o tema “Políticas de incentivo para a produção local – mecanismos governamentais para estimular a produção interna”, foram apresentadas ações de financiamento para o Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), experiências envolvendo o uso da biodiversidade e a contribuição do Judiciário para as políticas públicas. Os participantes do painel foram (na foto 3, da esquerda para a direita): Julieta Palmeira (Finep), Cláudia Chamas (Fiocruz), Tatiana Ribeiro (Grupo Centroflora), a juíza federal Márcia Nunes (13ª Vara Federal do Rio de Janeiro) e Vitor Pimentel (BNDES).

No painel “Rio de Janeiro: polo de inovação e tecnologia e capital das PDPs”, os palestrantes discutiram o cenário atual da inovação na cidade, suas perspectivas e desafios, bem como as políticas públicas locais de fomento nessa temática. A atividade reuniu os seguintes participantes (na foto 7, da esquerda para a direita): Odilon Costa (ABIFINA), Carlos Gross (Firjan), Juliana Megid (EMS), Gabriel Medina de Toledo (Prefeitura do Rio de Janeiro), Jorge Mendonça (Farmanguinhos/Fiocruz) e Ana Cláudia Oliveira (ABIFINA). 

Estudos e assinatura de acordos 

Ainda no dia 16 de setembro, a consultora da ABIFINA em propriedade intelectual e biodiversidade, Ana Cláudia Oliveira, apresentou estudos com informações de patentes, incluindo ativos da biodiversidade (foto 4). Também foram formalizadas alianças estratégicas para apoiar políticas públicas e fortalecer a inovação no País, envolvendo parceiros como a Finep, representada pelo diretor Elias Ramos de Souza (a foto 5, à direita, ao lado de Odilon Costa, à esquerda), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial  (INPI), com o diretor de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados, Alexandre Dantas, e a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio do subsecretário de Ciência e Tecnologia, Gabriel Medina de Toledo (foto 6).

Prêmio Denis Borges Barbosa

No segundo dia do SIPID (17 de setembro), o vice-presidente de Biotecnologia da ABIFINA e assessor científico de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Akira Homma, apresentou a 10ª edição do Prêmio Denis Borges Barbosa de Propriedade Intelectual e Interesse Público, destinado a empresas, instituições e pessoas que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento científico e à inovação no Brasil. Neste ano, as homenageadas foram a gerente do Laboratório de Tecnologia Imunológica de Bio-Manguinhos, Ana Paula Dinis Ano Bom, e a coordenadora da implantação de um hub regional de desenvolvimento e produção de produtos RNA na Vice-Diretoria de Inovação da mesma instituição, Patrícia Cristina da Costa Neves. Na foto 8, da esquerda para a direita: Homma, Ano Bom e Costa Neves.

Também no dia 17 de setembro, a presidente do Comitê de Comércio Internacional e Propriedade Intelectual da IGBA, Archana Jatkar, realizou conferência à distância sobre as oportunidades de colaboração entre Brasil e Índia, ressaltando que os dois países são reconhecidos mundialmente como líderes na produção de medicamentos, vacinas e dispositivos médicos, sendo “parceiros naturais”. A atividade também contou com a participação (na foto 9, da esquerda para a direita) de George Cassim (ABIFINA), Sergio Napolitano (IGBA) e Andrey Freitas (ABIFINA).

Por sua vez, a conferência “Inovação e produção em saúde na China: lições da Ásia para o Brasil” contou com apresentação do embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC). Castro Neves (à esquerda na foto 10, ao lado de Marcus Soalheiro, da ABIFINA) afirmou que o interesse chinês em estruturas produtivas brasileiras abre espaço para uma cooperação industrial de maior valor agregado, com atenção especial à fabricação local de insumos farmacêuticos ativos (IFAs).

Ainda no dia 17 de setembro, foi realizado painel sobre litigância e concorrência na propriedade intelectual, abordando as disputas judiciais e seu impacto na inovação, com os seguintes participantes (na foto 11, da esquerda para a direita): Ruy Pereira Camilo Júnior (USP); Graziela Zucoloto (Ipea); Vitor Ido (USP); Lívia Barbosa Maia (Denis Borges Barbosa Advogados); e Ana Gabriela Assafim (De Lima Assafim e Advogados Associados). 

Evento em Brasília

No dia 18 de setembro, o SIPID chegou a Brasília, com uma mesa redonda que reuniu representantes do Governo Federal e do Judiciário, destacando iniciativas voltadas para a indústria da química fina, além da relação entre a Justiça e a inovação. Participaram da atividade (na foto 12, da esquerda para a direita): o secretário adjunto de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Luiz Felipe Giesteira; Odilon Costa, da ABIFINA; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, do Ministério da Saúde, Fernanda De Negri; o secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), juiz federal Ilan Presser; o diretor de Administração do INPI, Alexandre Lopes Lourenço; e o diretor de Inovação e Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Igor Nazareth. 

O terceiro dia do SIPID, em Brasília, contou ainda com a participação do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Leandro Safatle, que destacou os desafios da nova gestão da agência e reafirmou o compromisso de manter um diálogo próximo com a ABIFINA e com os atores do sistema de inovação e da área de propriedade intelectual – na foto 13, da esquerda para a direita, Andrey Freitas, Leandro Safatle e Odilon Costa. 

Um dos debates abordou o papel do Judiciário na promoção da inovação e do desenvolvimento. Nesse contexto, uma das funções ressaltadas foi garantir uma proteção efetiva e equilibrada à propriedade intelectual. Entre os participantes do debate, estavam (na foto 14, da esquerda para a direita): a juíza federal Márcia Nunes (13ª Vara Federal do Rio de Janeiro); João Marcelo Assafim (De Lima Assafim e Advogados Associados); a juíza federal Cristiane Conde Chmatalik (6ª Vara Federal Cível do Espírito Santo); e Ruy Pereira Camilo Júnior (USP).   

A mesa “Data Protection: entre incentivo à inovação e interesse público” foi mais um debate realizado no dia 18 de setembro. O objetivo foi discutir a proteção dos dados de testes prevista na Lei nº 10.603/2002 para produtos farmacêuticos veterinários, fertilizantes, bioinsumos e agrotóxicos, além de avaliar a hipótese de estender essa medida para medicamentos de uso humano. Participaram da atividade (na foto 15, da esquerda para a direita): Raul Murad (DBB Advogados); Ana Cláudia Oliveira (ABIFINA); o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Victor Torres Alves Costa; e a gerente-geral substituta de Toxicologia da Anvisa, Danielle Christine Filadelpho.

Nos painéis realizados em Brasília, também foram discutidos o cenário atual e os impactos nas políticas públicas de saúde das chamadas Ações PTA, cujo objetivo é obter, na Justiça, a extensão na vigência das patentes. Na foto 16, da esquerda para a direita, os participantes do debate: a juíza federal Márcia Nunes (13ª Vara Federal do Rio de Janeiro); Raul Murad (DBB Advogados); Antônio Cavaliere (procurador-chefe do INPI); Vitor Ido (USP); Guillermo Glassman (L.O. Baptista Advogados); João Marcelo Assafim (De Lima Assafim e Advogados Associados); e Gustavo Svensson (EMS). 

Encerramento

No encerramento do SIPID, o professor Ruy Pereira Camilo Júnior (USP) deixou uma reflexão final sobre a força da patente, que varia de acordo com o segmento econômico, enquanto Andrey Freitas (foto 17), da ABIFINA, agradeceu ao Conselho Administrativo por apoiar a realização do evento em duas cidades e à equipe envolvida na organização do seminário. 

Mais que saúde: A estratégia integrada da indústria nacional de química fina
Anterior

Mais que saúde: A estratégia integrada da indústria nacional de química fina

Próxima

Estrutura Produtiva e Dependência Externa

Estrutura Produtiva e Dependência Externa