O estudo da ABIFINA sobre patentes farmacêuticas está chamando atenção e gerando propostas de acordo de cooperação técnica com diversos órgãos. O lançamento oficial da pesquisa se deu no final de maio, em audiência com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa.
O estudo identificou cerca de 1,5 mil patentes organizadas em blocos, protegendo mil produtos que estarão liberados para produção e comercialização no Brasil até 2030. A ABIFINA também mostrou o painel interativo que expõe os dados de maneira personalizada, que foi bastante elogiado.
As rodadas de apresentação continuam (ver fotos nesta página), conduzidas pelo presidente-executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, e a consultora Ana Claudia Oliveira, autora da pesquisa. Antes do lançamento, os resultados foram divulgados internamente para o Conselho Administrativo, o Comitê de Propriedade Intelectual e o Grupo de Apoio Jurídico (GAJ).
Encerrando o período, a ABIFINA apresentou o estudo para o Ministério da Fazenda em reunião com a secretária-adjunta de Reformas Econômicas, Ana Maria Melo Netto, a diretora Fernanda Garcia Machado e a coordenadora-geral Priscila Gebrim Louly. Na ApexBrasil, o encontro foi com a gerente de Investimentos Helena Bonna Brandão. Por fim, os resultados foram mostrados para os juízes federais Márcia Maria Nunes de Barros e Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, do Grupo de Trabalho de Propriedade Industrial do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro.

MDIC, com o secretário-executivo, Márcio Elias Rosa.

BNDES, com Carla Reis, chefe do Departamento do Complexo Industrial e de Serviços de Saúde; Vitor Pimentel, gerente de Estratégia Setorial para Saúde; e Diego Nyko, integrante da mesma gerência.

DNDi (Iniciativa Medicamentos para Doenças Negligenciadas), com Sergio Sosa Estani, diretor para a América Latina; Jadel Kratz, chefe de Descobertas e Parcerias em P&D; e Maria Laura Acebal, coordenadora executiva.

Grupo Interministerial da Propriedade Intelectual (GIPI), com Miguel de Carvalho, secretário-executivo do MDIC, integrante da mesma gerência.

FINEP, com Joana Meirelles, superintendente da Área de Saúde e Transformação Digital, e Adriana Battaglia, analista do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida.

Ministério da Saúde, com Allan Nuno, Amanda Pontes e Antonia Ribeiro, representantes do gabinete do ministro.

Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com Alexandre Dantas, diretor de Patentes, Alexandre Lourenço, diretor de Administração, e Maria Laura Acebal, coordenadora executiva.

Prefeitura do Rio de Janeiro, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, com Gabriel Medina, subsecretário, e Damian Marzulo, gerente de Engenharia e Equipamentos.