
O fortalecimento da cadeia produtiva da saúde ganhou destaque em diferentes fóruns nacionais nos quais a ABIFINA participa ativamente, reforçando o papel estratégico do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).
Foi o caso do seminário promovido pela Frente Parlamentar da Química (FPQuímica), em 11 de junho, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Com apoio da ABIFINA e de outras instituições, o evento destacou a importância da produção nacional de insumos farmacêuticos ativos (IFAs).
O presidente-executivo da ABIFINA, Andrey Freitas, ressaltou os investimentos em ciência, tecnologia e mão de obra qualificada realizados pelo setor de química fina. Depois, sua fala foi reforçada pelas apresentações das empresas associadas Globe Química, Centroflora, ITF Chemical e Libbs.
Na mesma ocasião, Jorge Costa, assessor da vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, trouxe os resultados do 3º Censo do Setor Farmoquímico. O estudo foi conduzido em parceria com a ABIFINA e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi).
Outro marco recente foi a participação da ABIFINA no evento “Saúde Estratégica Brasil – Américas”, realizado em julho em São Paulo pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Na ocasião, foram anunciados novos investimentos em pesquisa para a saúde.
O fortalecimento do CEIS também foi tratado na plenária de seu Grupo Executivo (Geceis), em maio. A ABIFINA acompanhou o anúncio das sete novas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) aprovadas pelo colegiado, sendo cinco delas com empresas associadas à entidade, como detalha a reportagem do Setorial Saúde (pág. 24).
Ainda em maio, a entidade esteve presente em evento do BNDES, no Rio de Janeiro, quando o banco divulgou a ampliação em R$ 41 bilhões dos recursos para o Plano Mais Produção. A iniciativa financia projetos estratégicos vinculados às seis missões da Nova Indústria Brasil (NIB).
Com essa atuação em diversos espaços de discussão, a ABIFINA reafirma seu compromisso com a consolidação de uma base produtiva sólida e inovadora para o setor da saúde no Brasil.