A ITF Chemical Ltda. planeja investir R$ 50 milhões até março de 2026 para ampliar a capacidade produtiva do insumo farmacêutico ativo (IFA) ferrolat, principal produto fabricado no Brasil há 24 anos. Localizada no Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia, a planta atual tem capacidade de produção de até 200 toneladas por ano, que será expandida para 300 toneladas. Essa expansão visa atender à crescente demanda anual de 11% pelo Ferplex, um medicamento comercializado em 96 países que utiliza o ferrolat como material de partida.
O Ferplex é uma solução oral destinada ao fornecimento de ferro aos glóbulos vermelhos para o combate à anemia, condição caracterizada pela redução dos níveis de hemoglobina nas hemácias. A formulação é produzida em duas plantas farmacêuticas do grupo italiano Italfarmaco – acionista único da ITF Chemical –, localizadas em Madrid e Barcelona, na Espanha.
A nova unidade produtiva em Camaçari, anexa à existente, vai permitir a criação de novos postos de trabalho na ITF Chemical e o aumento de sua receita bruta anual a partir de 2026. O projeto contempla um prédio para a fábrica e um almoxarifado, tanto para matérias-primas como para o produto acabado.
Os planos incluem a compra de uma série de equipamentos: reatores, filtro-prensa, unidade de ultrafiltração, clean rooms, blender, unidade de produção de água purificada, secador de grande porte, entre outros. Um rigoroso esquema de controle de segurança será estabelecido durante a construção, visando conciliar a plena produção na fábrica e a obra, de forma a assegurar as boas práticas de fabricação.