O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) tem desempenhado um papel significativo no fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), especialmente na área de biotecnologia e diagnóstico molecular. Como uma das principais instituições públicas de pesquisa e produção no Brasil, o IBMP busca expandir sua produção interna para reduzir a dependência nacional de insumos prioritários importados e aumentar a capacidade produtiva nacional.
Atualmente, o IBMP constrói sua Planta de Escalonamento de Biomoléculas, iniciada no primeiro semestre de 2023. A unidade será responsável pela implementação de novos processos para o desenvolvimento tecnológico de proteínas terapêuticas, objetivando a produção de lotes para estudos clínicos e fornecimento de outros insumos estratégicos para medicamentos biológicos.
Com 17 produtos registrados na Anvisa e outros em desenvolvimento, o IBMP oferece soluções diagnósticas como o Kit Biomol HPV Alto Risco, Biomol ZDC (para zika, dengue e chikungunya) e testes rápidos para detecção de dengue e covid, tipagem sanguínea e marcadores cardíacos, entre outros. O Instituto também participa de Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), conta com o programa de Inovação Aberta e se alinha à Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do CEIS.
O IBMP possui área produtiva de 2.200m² certificada em Boas Práticas de Fabricação (BPF) e 1.500m² de moderna área laboratorial voltada à inovação, com laboratórios e equipamentos de ponta, para o desenvolvimento de soluções diagnósticas, bioterapêuticos e prototipagem de dispositivos.