Bio-Manguinhos reforça o compromisso com a luta pelos direitos de meninas e mulheres, promovendo a melhoria das condições de saúde dessa população. Em 9 de dezembro, o instituto lançou o Projeto de Dignidade Menstrual, um marco em seu programa de responsabilidade socioambiental, o Somar.
Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef, na sigla em inglês) destacam que 62% das pessoas que menstruam já faltaram à escola durante o período menstrual, e 1 em cada 5 adolescentes não tem acesso a absorventes. Os números refletem barreiras como o alto custo dos produtos menstruais para algumas famílias, a falta de infraestrutura adequada em escolas e os estigmas associados ao tema.
O Projeto de Dignidade Menstrual visa não apenas distribuir absorventes, mas também capacitar costureiras de Manguinhos, no Rio de Janeiro, para fazerem os absorventes e rodas de conversas sobre educação menstrual com jovens da localidade, e educadores do Somar, para atuarem como multiplicadores. A expectativa para 2025 é de confeccionar 8 mil absorventes, o que irá beneficiar cerca de 1,6 mil pessoas.