A ABIFINA integrou, entre outubro e novembro, várias atividades que tiveram como foco o combate à fabricação e ao comércio de produtos ilegais para o agronegócio. Confira as ações:
Fiscalização sanitária – Em 24 de outubro, a ABIFINA esteve presente em uma reunião com a Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS) da Anvisa para discutir os projetos previstos para 2025. A entidade contribuiu para os debates sobre temas como fiscalização de medicamentos manipulados e produtos à base de Cannabis.
Análise de agrotóxicos – A ABIFINA participou, no dia 19 de novembro, do webinar “Inovação na Análise de Agrotóxicos”, promovido pelo Instituto de Inteligência Regulatória. Fernanda Costa, especialista em Cadeia Química da ABIFINA, ressaltou a importância do Observatório de Ilegais, plataforma da entidade que monitora ações contra insumos agropecuários piratas.
Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) – Em 26 de novembro, a 4ª Reunião Ordinária do CNCP tratou do combate à pirataria em marketplaces, da regulamentação do CNCP e do apoio a projetos para combater a pirataria de sementes. A ABIFINA fez parte dos debates. Antes, em agosto, a entidade apresentou ao colegiado uma proposta de criação do Museu de Adulterações e Falsificações em instalações da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).