Os resultados preliminares do III Censo do Setor Produtivo de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) foram apresentados no dia 5 de dezembro, em Brasília, por Jorge Costa, assessor da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz. O Censo é um projeto da Fiocruz com a ABIFINA e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abifquifi). O relatório final do Censo será publicado em 2025, com propostas para superar as dificuldades do setor.
Participaram do evento representantes dos Ministérios da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O mapeamento, até então, identificou 37 empresas farmoquímicas operantes em nove estados brasileiros. Elas foram divididas nas áreas de biotecnologia, sintéticos e de extração vegetal e animal. Esta última será avaliada na próxima etapa.
Os dados mostram grande capacidade de produção de IFAs sintéticos, porém com pouca diversidade – apenas 2.001 moléculas e associações são comercializadas no País, segundo o Anuário Estatístico da Anvisa de 2022.