A ABIFINA foi reconduzida como representante da sociedade civil no Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (Gipi) para o período de 2024 a 2026. A reunião do colegiado em 4 de dezembro, na qual a entidade foi confirmada, aprovou o Plano de Ação 2023-2025 e a criação do Grupo Técnico de Inteligência em Propriedade Industrial (GTIPI), que terá caráter permanente. A ABIFINA, que integra 12 ações do Plano de Ação, foi representada por Ana Claudia Dias de Oliveira, especialista em Propriedade Intelectual e Biodiversidade.
Com uma trajetória destacada no Gipi, a ABIFINA contribuiu ativamente no mandato anterior, abordando temas como patentes, contratos e a Lei da Propriedade Industrial. A entidade trouxe à pauta preocupações com tentativas de extensão de prazos de patentes e ampliação do escopo de patenteabilidade, defendendo os interesses da indústria nacional.
Em setembro, a ABIFINA participou de discussões sobre tecnologias climáticas no grupo de trabalho de Propriedade Intelectual e Sustentabilidade e sobre a revisão do Plano de Ação da Enpi.