O Laboratório Gross chega aos 98 anos com grandes feitos. Atravessou crises econômicas, ampliou o portifólio e tornou-se uma das maiores e mais respeitadas farmacêuticas nacionais, dona de sucessos como Etna e Adeforte. É uma empresa fundada em 1926, sempre comandada por profissionais de saúde, o que faz seu diferencial. O presidente da empresa, Carlos Fernando Gross, conta como foi o desafio de assumir o comando da farmacêutica em 1975, com apenas 21 anos, e fala sobre os planos para o futuro.
Qual foi o maior desafio para um jovem conduzir uma indústria farmacêutica, especialmente durante a crise inflacionária brasileira?
O desafio foi enorme porque, se de um lado tínhamos que lidar com hiperinflação, do outro ainda havia a questão do controle de preços. Muitos produtos operavam com margem negativa e tivemos que descontinuá-los. Felizmente, tínhamos em nosso portifólio produtos originais e exclusivos, com alguma margem. Esses sobreviveram ao ambiente hostil e compõem parte do nosso portifólio atual.
Qual é a principal marca que a Gross deixa no mercado?
Acredito que nossa principal marca seja a originalidade. Decidimos não investir em genéricos ou similares, pois não tínhamos escalabilidade para competir nesses mercados. Concentramos nossos esforços na promoção médica e conseguimos construir marcas muito fortes dentro do segmento de prescrição. Temos muitas marcas consolidadas no mercado farmacêutico. Hoje nosso principal medicamento é o Etna, para tratamento de neuropatias compressivas, com formulação exclusiva. O Gross é reconhecido pela classe médica por marcas encontradas nas farmácias há mais de 50 anos, como Organoneuro Cerebral, Sepurin, Hidrion, Adeforte e muitas outras. Também possuímos suplementos alimentares, linha odontológica e cosméticos.
Quais são os planos da empresa para o futuro?
Temos cerca de 45 projetos de desenvolvimento de produtos em andamento. Mas nosso projeto mais ambicioso é a construção de uma farmoquímica. Acredito que esse projeto nos colocará em outro patamar no mercado. Temos planos de exportação e seguimos garimpando oportunidades de parceria com farmacêuticas estrangeiras.
Em um mundo em constante evolução, a inovação é uma necessidade para sobrevivência e crescimento. Fomentar a cultura da inovação permitiu ao Gross se adaptar e se antecipar às mudanças no mercado farmacêutico. Nesse sentido, 98 anos é pouco!