A ABIFINA se dedicou, no primeiro trimestre do ano, a analisar e elaborar propostas para o novo marco legal das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP). Após dois meses de intensas discussões no âmbito de seu Comitê de Relações Governamentais, a entidade entregou, em fevereiro, contribuições à Consulta Pública nº 54/2023, que propõe o texto que vai regulamentar as PDPs. Para a ABIFINA, a minuta tem avanços significativos, mas há pontos que ainda precisam ser melhorados (confira todos os detalhes na reportagem Setorial Saúde na pág. 26 desta edição).
Os aprendizados desse debate foram apresentados, em março, no Ministério da Saúde, em Brasília. A comitiva da ABIFINA foi recebida por Leandro Safatle, diretor do Departamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e de Inovação para o SUS (DECEIIS). O principal assunto foi a Nova Política Industrial, mas a ABIFINA aproveitou a oportunidade para entregar um documento com considerações sobre as regras para a operação do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) e a Consulta Pública nº 54/2023.
Na sequência, o Comitê de Relações Governamentais voltou a se reunir para debater as métricas e metas para o setor de saúde, um desdobramento da reunião com Safatle. A entidade entregará um relatório com propostas ao Ministério da Saúde.
Com essas iniciativas, a ABIFINA reafirma seu papel estratégico na defesa dos interesses da indústria de química fina e na promoção de avanços significativos para a saúde pública no Brasil.