A ABIFINA marcou presença em eventos importantes de comércio exterior. A agenda incluiu as reuniões do Business 20 (B20) e encontros promovidos pela Coalizão Empresarial Brasileira (CEB) e pela Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB), todos liderados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O B20 é um grupo de negócios que tem o papel de formular recomendações de políticas para o G20, buscando promover um comércio internacional mais aberto e equitativo. Este ano, com o Brasil na presidência do G20, a CNI está à frente do B20, focando temas como transformação digital, inclusão, segurança alimentar e energética e mudanças climáticas.
Após participar do lançamento das atividades do B20 no Brasil em janeiro, a ABIFINA integrou os debates da Task Force de comércio e investimento, em março e abril. Essa força-tarefa tem o objetivo de construir recomendações para reduzir as barreiras comerciais, garantir práticas de comércio justo e melhorar a resiliência das cadeias de abastecimento globais. Os encontros serão realizados mensalmente até julho deste ano.
Paralelamente, a ABIFINA tem se engajado nas discussões da CEB. Em março, participou de uma reunião sobre as prioridades das negociações extrarregionais para 2024. O encontro contou com a participação do embaixador Philip Fox-Drummond Gough e de Ana Claudia Takatsu, diretora do Departamento de Negociações Internacionais do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Foram discutidos os acordos com a União Europeia, a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA, na sigla em inglês) e os Emirados Árabes Unidos, além de outras tratativas.
Em abril, a ABIFINA acompanhou uma reunião sobre a retomada das negociações do Acordo de Livre Comércio Mercosul-EFTA, iniciado em 2017 e ainda com pendências em diversos temas. Além disso, a entidade participou de um debate promovido pela CFB sobre o Mecanismo de Ajuste de Carbono nas Fronteiras (CBAM), implantado pela União Europeia e o Reino Unido para prever a cobrança sobre produtos importados com elevada emissão de carbono. Por fim, a ABIFINA esteve na reunião do Grupo de Trabalho Comércio Justo da CFB, que debateu novas regulamentações nos EUA sobre dumping ambiental e social.