O Cristália planeja lançar o primeiro Simulador de Treinamento de Raquianestesia do mundo no início deste ano. A inovação traz uma metodologia inédita desenvolvida pelo laboratório para treinar médicos e estudantes na aplicação de anestesia raquidiana – modalidade anestésica mais usada no Brasil. A empresa já deu entrada no pedido de patente do modelo simulador.
O simulador está em fase de aprimoramento e o Cristália convidou anestesiologistas a testarem e sugerirem melhorias. “A aprendizagem acontece pela prática de exercícios que retratam as situações do cotidiano do anestesiologista, com alto grau de realidade em um ambiente seguro. Isso permite discussões científicas a respeito do tema e o aprimoramento de habilidades e atitudes na prática profissional”, explica Flávia Tescari, gerente médica do Cristália
Desenvolvido ao longo de dois anos de pesquisa, o Simulador usa tecnologia responsiva e consegue mimetizar as respostas do organismo humano em tempo real, permitindo que o desfecho do procedimento em treinamento seja fielmente reproduzido.
Um sistema de sensoriamento embutido entre o modelo físico e a injeção de anestesia raquidiana, tanto na região lombar como na torácica, junto com um software na seringa e na agulha, permitem a comunicação e a interpretação de dados, fornecendo orientações para a realização do procedimento.