A terceira edição do Seminário Internacional de IFAs, em dezembro, formalizou duas iniciativas estratégicas para a ABIFINA. A primeira foi a assinatura do Termo de Cooperação entre a entidade, a Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) e a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi). A segunda foi a assinatura do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre ABIFINA, Fiocruz e Abiquifi.
A parceria com Abifisa e Abiquifi marca a formação da Coalizão Fitoterápicos. Ela tem como objetivo fortalecer o setor de fitoterápicos, aproveitando a diversidade biológica do Brasil. As metas são: promover o uso desses produtos no Brasil, desenvolver inteligência de mercado, propor e analisar políticas públicas, defender a promoção da saúde da população e combater a concorrência desleal e a circulação de produtos irregulares.
Já a parceria de pesquisa com a Fiocruz e a Abiquifi dá continuidade ao trabalho iniciado em 2020 e visa desenvolver estratégias para incentivar o setor farmoquímico nacional. O plano de trabalho tem 15 metas a serem alcançadas até setembro de 2025. As propostas levantadas serão, ao final do projeto, encaminhadas para os órgãos de governo e entidades envolvidas no tema.
“Estamos empolgados e totalmente comprometidos em contribuir para o avanço e a inovação desses setores que compõem a cadeia farmacêutica. Estamos olhando para um futuro promissor”, afirmou Antonio Carlos Bezerra, presidente executivo da ABIFINA.