Com investimentos de R$ 33 milhões, a Nortec Química, maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, está expandindo seus laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Controle de Qualidade (CQ). O objetivo é aumentar a competitividade no setor, incrementar a inovação, e ampliar a colaboração e a parceria com instituições de pesquisa, além de promover a contratação de novos talentos da indústria farmoquímica nacional.
Iniciada em 2022 e com previsão de conclusão para dezembro de 2024, a ampliação dos laboratórios de P&D e CQ da empresa é estratégica e faz parte de um plano de fortalecimento em tecnologia e inovação. A companhia quer aumentar o elenco de parcerias de colaboração científica com importantes instituições de pesquisa no Brasil, como a que já mantém com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
“A ideia é tornar essas áreas ainda mais participativas no meio científico. Além das obras de ampliação, os equipamentos avançados nos permitirão utilizar novos recursos de maneira rápida e eficiente, algo que trará reflexos positivos para toda a produção”,
diz o presidente da Nortec Química, Marcelo Mansur.
Com novos equipamentos e maior espaço físico, a Nortec Química planeja investir na contratação de novos talentos qualificados para melhorar ainda mais diversas áreas, como técnicas de análises mais sensíveis, métodos de caracterização aprimorados e ampliação da investigação científica sobre processos, entre outros.
“Um espaço que oferece mais estrutura, tecnologia e investimentos também atrai excelentes profissionais”, pontua Mansur, que complementa, “esses times serão capazes de criar e introduzir novos produtos, soluções e tecnologias. Consequentemente, estarão contribuindo para o crescimento de todo o mercado”.
“Teremos também novas salas de cromarografia, lavagem e bancadas. Instalaremos novos cromatógrafos da mais alta tecnologia”, celebra o executivo.
Atualmente, a Nortec Química possui um portfólio com mais de 50 substâncias. Esses insumos são a base para medicamentos que fazem parte do cotidiano da população brasileira, como relaxantes musculares e anti-inflamatórios, além de outros fármacos essenciais para os sistemas público e privado de saúde.
Com uma trajetória de 40 anos marcada por investimentos em tecnologia e conhecimento, a empresa apresenta em seu pipeline projetos promissores que trarão benefícios para a indústria, aumentarão a atuação dos seus profissionais em conferências e eventos científicos, e oferecerão maior confiança à sociedade.
Mais investimentos
Até o final de 2023, a Nortec Química deve inaugurar outro espaço estratégico, o Kiloab, que dará início à atividade da empresa no mercado de IFAs oncológicos. “Todas essas ações fazem parte de um conjunto de investimentos focados no avanço tecnológico e científico da Nortec”, aponta Marcelo. “Numa visão geral, nossa meta é colher resultados já a partir do ano que vem”, finaliza.
Sobre a Nortec Química
A Nortec Química é a maior fabricante de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) da América Latina, investindo em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento e inovação em seus processos. A companhia é a única produtora de benznidazol no Brasil, IFA utilizado no tratamento da doença de Chagas e é a maior produtora de antirretrovirais do Ocidente. A relevância da Nortec Química no cenário mundial permanece com o aumento da capacidade produtiva e na atuação em P&D com o projeto de instalação da primeira Planta para Drogas de Alta Potência, contribuindo com soluções tecnológicas para a melhoria do bem-estar, da vida e da saúde das pessoas. A empresa foi fundada na década de 1980 em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.