Os trabalhos da Comissão Especial de Saúde, coordenada pela ABIFINA, têm recebido destaque no Conselho Nacional de Combate à Pirataria e aos Delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. Uma reunião realizada pelo CNCP em julho abriu espaço para a ABIFINA expor sua trajetória na defesa do mercado legal.
A associação relatou ainda as ações feitas na Comissão e a necessidade de ampliá-las com a adesão de órgãos públicos e privados. Andrey Correa, secretário-executivo do CNCP, enfatizou a prioridade dada à área da saúde e reconheceu a ABIFINA como parceira estratégica. A primeira reunião de 2023 da Comissão Especial de Saúde aconteceu em agosto.
No mesmo mês, a pirataria na área da saúde foi tema da segunda reunião ordinária do CNCP, em Brasília. O encontro reuniu autoridades do Senado Federal, Ministério da Justiça, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Rodoviária Federal, entre outros. O consultor da ABIFINA Fernando Marini destacou as cartilhas da entidade, com apoio do CNCP, sobre o consumo seguro de produtos naturais e o combate à pirataria de insumos agropecuários.
Já a primeira reunião ordinária do Conselho no ano, em maio, teve como objetivo direcionar maior atenção a setores específicos, como saúde, falsificação de remédios e segurança alimentar.