A Biolab inicia em maio as vendas, na Arábia Saudita, do medicamento Vonau Flash® (ondansetrona), para controle de náuseas e vômitos. A empresa recebeu, no início do ano, a aprovação da autoridade sanitária local – a Saudi Food and Drug Authority. Com o nome comercial Mundell®, esse é o segundo produto da Biolab no país. Desde 2021, a farmacêutica brasileira exporta Encrise®, sua vasopressina (hormônio antidiurético).
A autorização dada pela agência sanitária saudita representa um importante passo para a aprovação dos demais 22 países da Liga Árabe, o que vai introduzir o medicamento em um mercado extremamente relevante, cuja população é de aproximadamente 400 milhões de habitantes.
“Foi uma longa, complexa e detalhada operação, iniciada em 2011 com um parceiro da Arábia Saudita. Após a certificação da planta brasileira, finalmente saiu o registro do produto”, detalha Cleiton Castro Marques, CEO da Biolab.
A Arábia Saudita é o terceiro mercado internacional que aprova o produto da Biolab, que é líder de prescrição no Equador e na Colômbia. A companhia espera agora repetir o mesmo sucesso. Uma das etapas para isso é a preparação de distribuidores e propagandistas locais para promoverem a tecnologia e a inovação por trás do produto.
Vonau Flash® resulta de uma parceria de sucesso da Biolab com a Universidade de São Paulo (USP). O medicamento tem ação rápida, com dissolução na boca (não precisa de água para tomar, o que ajuda na administração), sem causar sonolência. O produto recebeu a patente no Brasil em 2018 e, no ano seguinte, já respondia por 90% da receita da USP com royalties.