O presidente do Conselho Administrativo da ABIFINA, Marcus Soalheiro, e a especialista em Assuntos Regulatórios da entidade, Marina Moreira, integraram painel em reunião satélite da 6ª Conferência Global de Ciência, Tecnologia e Inovação (G-Stic 2023), realizada em fevereiro, no Rio de Janeiro.
A atividade aconteceu por meio do Comitê ad hoc que visa a promover a expansão da capacidade produtiva de medicamentos, imunizações e tecnologias em saúde no Mercosul. Foi discutida a elaboração de uma metodologia para criação de uma cesta de moléculas estratégicas.
O evento principal foi marcado pela presença dos associados Grupo Centroflora e Oxiteno, que participaram de painéis, respectivamente, sobre os temas bioeconomia e produtos químicos e materiais sustentáveis a partir de biomassa. Bio-Manguinhos organizou debates sobre saúde, abordando a produção local de vacinas e imunização.
Na abertura da G-Stic 2023, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, defendeu que a inovação deve estar a serviço de todos e que haja equidade no campo da tecnologia e inovação.