O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) exerce um papel protagonista na política de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs)
As parcerias firmadas desde 2009 forneceram para o Sistema Único de Saúde (SUS) quase 2 bilhões de unidades farmacêuticas de medicamentos até agosto de 2022. São diferentes classes terapêuticas, de modo a oferecer mais qualidade de vida a milhões de brasileiros assistidos pelo SUS.
Farmanguinhos destaca seis parcerias destinadas à fabricação de tacrolimo (imunossupressor), sulfato de atazanavir (antirretroviral), dicloridrato de pramipexol (antiparkinsoniano), cabergolina (distúrbios de hiperprolactinemia), cloridrato de sevelâmer (anti-hiperfosfatêmico) e fumarato de tenofovir desoproxila+lamivudina (antirretroviral).
O diretor do Instituto, Jorge Mendonça, destaca a importância do programa e a necessidade de se investir em laboratórios públicos e estimular a indústria nacional.
“Farmanguinhos reiterou seu caráter estratégico ao assumir o desafio de protagonizar essas parcerias, que nos exigiram um grande esforço em cada etapa dos projetos: readequamos nossa planta fabril, avançamos em questões regulatórias, investimos em tecnologia, equipamentos e profissionais. A participação das indústrias parceiras nacionais e internacionais foi fundamental. Essas conquistas também são da sociedade brasileira, pois contribuem para a soberania nacional no âmbito da saúde pública e assistência farmacêutica”.