Destacaram-se em 2022 duas parcerias, com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O assunto é detalhado em artigo na página 24.
Como parte da parceria com a Fiocruz, a ABIFINA promoveu o seminário “Fortalecimento e sustentabilidade do setor farmoquímico nacional”, no qual apresentou os resultados do trabalho conjunto. Este também foi mostrado em Montevidéu, no Uruguai, durante a reunião do Comitê Ad Hoc do Mercosul, que visa expandir a capacidade produtiva regional na área da saúde.
Com a Embrapii, o objetivo é incentivar projetos de inovação na indústria da química fina. No “Encontro Embrapii: Biotec e Química Fina”, foram apresentados os diferentes programas de fomento da estatal. A partir desse evento, a associada Libbs Farmacêutica realizou internamente um Embrapii Day, workshop destinado a levar às empresas os principais institutos de pesquisa do Brasil credenciados à Embrapii.
Ciente da importância do papel institucional da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil, a ABIFINA se filiou como membro mantenedor, que contribui para custear e incentivar as atividades de desenvolvimento do setor no País.
A ABIFINA formalizou sua adesão ao Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química (IDQ), que passou a gerir as atividades da Frente Parlamentar da Química. A entidade tem assento no Conselho Diretor e Fiscal do Instituto.
A ABIFINA firmou parceria para participação no conteúdo da Revista Química e Derivados, publicação com quase 60 anos de existência.