REVISTA FACTO
...
Mai-Ago 2022 • ANO XVI • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
O caminho da mudança para a química fina
//Editorial

O caminho da mudança para a química fina

Estamos no período eleitoral e este é o momento de abrirmos uma ampla discussão sobre o Brasil que queremos construir. Não nos próximos quatro anos e sim, com um plano de longo prazo. A ABIFINA fez um documento aprofundado com nossa agenda setorial para apresentar aos candidatos à Presidência da República. Tivemos o cuidado de explicar de forma clara a composição do Complexo Industrial da Química Fina, assim como seus impactos econômicos e as sinergias com outras cadeias industriais. Fizemos propostas para os segmentos representados e também para propriedade intelectual, biodiversidade, comércio exterior, tributos e pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Nossa meta é criar no Brasil uma política de Estado abrangente e robusta para reindustrializar o setor e promover seu crescimento, de forma a gerar riqueza e compartilhá-la com a população. O documento foi conduzido pela equipe técnica da ABIFINA, sob a coordenação do presidente-executivo da entidade e do presidente do Conselho Administrativo (CA) e foi baseado em um estudo encomendado pela ABIFINA, mostrado ao CA em 30 de junho. A Matéria Política detalha o documento, com depoimentos dos profissionais da entidade sobre sua elaboração e necessidade.

Nosso apelo ao novo presidente do Brasil é que tenha olhar estratégico para o Complexo Industrial da Química Fina, um conjunto de indústrias capaz de ativar a economia. Verificamos que, para cada real investido, podemos oferecer retorno de até dois reais, dependendo do segmento. Somos um setor que gera saúde com seus insumos farmacêuticos, medicamentos e vacinas; que gera milhares de empregos; que abastece outras indústrias e o agronegócio.

Para fortalecer a produção local – nossa pauta histórica –, propomos o uso das compras governamentais e a cooperação tecnológica com outros países, caminhos que sabidamente dão resultados. Para promover o desenvolvimento científico e tecnológico, a regulação sanitária e a inovação, propomos fortalecer as redes e infraestruturas de pesquisa, formar recursos humanos, criar linhas de incentivo e revisar os marcos regulatórios.

Encampamos também a responsabilidade socioambiental, reivindicando a preservação da nossa biodiversidade e o incentivo a práticas sustentáveis na indústria. Não nos restringimos a lançar ideias gerais; fomos além e indicamos nossas propostas concretas, como pode ser visto na reportagem principal desta edição.

A entrevista com Pedro Wongtschowski, presidente do Conselho de Administração da Ultrapar, passa por alguns desses pontos e reforça o quanto a agenda da ABIFINA está alinhada aos pleitos da indústria brasileira. Por exemplo, ele fala sobre a urgente necessidade de reforço do orçamento de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) e do fortalecimento das universidades federais e instituições da área, que são fundamentais para apoiar a inovação, em especial nas pequenas empresas.

Wongtschowski ressalta ainda que “precisamos restaurar o império da lei na Amazônia legal”, usurpada dos brasileiros, mencionando que o sistema nacional de CT&I tem papel importante inclusive no desenvolvimento sustentável. A ABIFINA acredita nisso e defende, há anos, que o Brasil faça pesquisas e desenvolva produtos com a biodiversidade nacional. Sempre de forma regulada, para garantir medidas de preservação da natureza e a repartição de benefícios com as comunidades tradicionais.

As empresas da química fina estão engajadas no tema, com exemplos de atuação sustentável tanto no que se refere à biodiversidade como em outras áreas que são consideradas pilares da indústria verde pela Confederação Nacional da Indústria (CNI): transição energética​, mercado de carbono, conservação florestal e economia circular. Esta última é tratada no artigo de Mônica Messenberg. A diretora de Relações Institucionais da CNI cita casos do nosso setor, mas também aponta os desafios para a indústria como um todo. É preciso ter um marco regulatório nacional, harmonizar regras fiscais e usar o poder de compra do Estado para estimular práticas nessa área.

Mais uma vez tangenciando nossas propostas para os presidenciáveis, o artigo do diplomata Daniel Roberto Pinto, cônsul-geral adjunto em Los Angeles (EUA), aborda o desafio de estabelecermos um ecossistema sustentável de inovação tecnológica. Produzimos muita ciência, mas faltam profissionais qualificados para a indústria e investimentos para transformar esses conhecimentos em inovação de fato.

Para o diplomata, os cerca de 60 mil mestres e 22 mil doutores formados anualmente não têm condições de atender às necessidades do Brasil. Até porque boa parte vai para o exterior, onde encontrarão mais e melhores postos de trabalho. Pinto indica a cooperação internacional como forma de reinserir os cérebros expatriados nos projetos brasileiros. Uma proposta interessante.

Mas outro aspecto do artigo chama ainda mais atenção, que é o fato de as novas fronteiras tecnológicas, como a biotecnologia, dependerem de investimentos constantes e suficientes. De nada adianta lançarmos políticas públicas se elas durarem apenas os parcos quatro anos do governo que as criou. Mais uma vez, está evidente que políticas e recursos para o longo prazo são a chave para o Brasil ser bem-sucedido nas áreas que eleger como prioritárias – sim, porque também é preciso definir prioridades em um cenário de recursos quase sempre escassos.

Nessa linha, uma das principais defesas da ABIFINA para os presidenciáveis é a aprovação do Projeto de Lei nº 1.505/2022, que estabelece mecanismos de estímulo ao fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) no âmbito da Política Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde. Esse é o assunto da matéria Setorial Saúde. Como explica o senador Ogari Pacheco (União/TO), ex-presidente da ABIFINA, ainda não temos um arcabouço legal que garanta realmente as condições para o desenvolvimento científico e tecnológico do setor no País.

Hoje importamos 90% dos insumos farmacêuticos ativos usados para a produção de medicamentos. Isso mencionando apenas um segmento componente do CEIS. Mudar o quadro atual significa ter mais robustez e autonomia para enfrentar crises sanitárias, como mostrou a experiência do coronavírus, na qual os países mais preparados puderam sair na frente e proteger suas populações de forma mais rápida e adequada. Para os especialistas ouvidos pela reportagem, o Brasil precisa ajustar com seriedade o modelo das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), definir prioridades claras para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), investir em CT&I e usar o poder de compra do Estado.

Esta edição, em seus diversos temas, revela um consenso em torno dos principais problemas que precisam ser enfrentados para a indústria brasileira voltar a crescer forte.

As necessidades tocantes ao setor da química fina estão amplamente contempladas no documento a ser entregue para os candidatos à Presidência da República. Vamos lutar para incluir nossa agenda nas prioridades do novo governo, somando-se às grandes reformas imprescindíveis para solucionarmos o Custo Brasil e melhorarmos o ambiente de negócios.

Antonio Carlos Bezerra
Antonio Carlos Bezerra
Presidente-executivo da ABIFINA
Economia circular como modelo estratégico de desenvolvimento sustentável
Anterior

Economia circular como modelo estratégico de desenvolvimento sustentável

Próxima

50 anos de dedicação à saúde