Cristina Ropke, diretora de Biodiversidade da ABIFINA, participou do evento “Estratégia da indústria para uma economia de baixo carbono”, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nos dias 16 e 17 de agosto. Especialistas nacionais e internacionais falaram sobre a transição para o novo modelo econômico. O encontro foi preparatório para a participação da indústria brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP27), que acontece em novembro, no Egito.
Entre os pontos de destaque, está o uso do hidrogênio verde na indústria, área na qual o Brasil tem vantagem competitiva, segundo os participantes. O produto, além de entrar na pauta de exportação, pode ser insumo para a indústria nacional, como a de fertilizantes, fortalecendo a cadeia produtiva.
Outro tema abordado foi como as empresas lidam com o compromisso net zero (carbono neutro), que deve ser trabalhado com planejamento e metas de redução de emissões. A proposta é um avanço no sistema de compensação, que inclui, por exemplo, o mercado de crédito de carbono. Este ainda se faz importante e deve ser regulado.
O Brasil precisa ainda desenvolver tecnologias para descarbonizar a matriz energética e incentivar uma cultura que privilegie a economia circular, entre outros aspectos debatidos no evento.