Projeto Linna convida empresas a buscar soluções para três áreas de negócio
Em busca de inovar e trazer respostas para desafios das áreas de negócio da empresa, a Libbs Farmacêutica criou um programa de inovação aberta. O programa Linna (Libbs Inovação Aberta) visa conectar e abrir oportunidades para que startups, pequenas empresas e scale-ups façam parceria com a farmacêutica. Entre os diferenciais do Linna estão a remuneração pela execução do projeto piloto e um fluxo especial de aprovação para esse tipo de projeto.
Na primeira fase, as empresas interessadas foram desafiadas a propor soluções para oito desafios de negócios da companhia em áreas como Produção, B2B (negócios voltados para o mercado institucional como hospitais, clínicas e governo) e B2C (produtos vendidos em farmácias). Após várias etapas de seleção e co-criação de pilotos que atendessem aos desafios do negócio, cinco empresas foram selecionadas para executarem projetos piloto: as startups Cerensa, Doc Int, Minerva Controls, Murabei e Nuveo.
“O mercado está repleto de grandes talentos e empresas nascentes que podem trazer resultados para problemas que, muitas vezes, fogem do nosso foco principal de atuação. O Linna tem a função de fomentar ideias e soluções para desafios que podemos resolver de maneira mais eficaz com equipes externas”, explica Anna Paula Guembes, diretora de Desenvolvimento do Negócio da Libbs, área responsável pelo programa. “Na Libbs, estimulamos um ambiente de colaboração, onde a inovação aberta ganha cada vez mais relevância. E o Linna avança para mais uma fase, com a escolha de nossas parceiras para execução de projetos piloto”, completa.
“Com o Linna, estamos iniciando uma nova abordagem mais profissionalizada em diferentes segmentos. São iniciativas nascentes, mas muito promissoras”, diz Alcebíades de Mendonça Athayde Júnior, presidente da Libbs. “A vantagem é que essas empresas têm uma dinâmica e detêm um conhecimento que não temos internamente. Isso tem trazido boas propostas, seja em tecnologia como em produtos”, completa.
O programa Linna é realizado em parceria com a consultoria Innoscience, especialista em Inovação Corporativa, que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar empresas estabelecidas na geração de resultados com inovação.