O Cristália dá mais um passo em seu projeto de aumentar sua presença internacional: vai abrir filiais no México, Peru, Colômbia e Chile, além de reformular e ampliar a fábrica de medicamentos oncológicos na Argentina. A empresa investirá cerca de R$ 800 milhões a partir de 2022.
O plano de internacionalização prevê frentes distintas, como a compra de ativos locais e a construção de operações do zero. A empresa também entrará nos mercados-alvo com produtos que compõem o kit intubação, usado em muitos pacientes internados por covid-19. Os pedidos para registro já estão em análise nos órgãos reguladores de cada país.
O excedente de produção no Brasil permitiu planejar essa entrada em novos mercados por meio de exportações. O Cristália produz 24 dos 30 produtos que compõem o kit intubação e atende 95% dos hospitais em território nacional. Mesmo com o avanço da vacinação e a redução das internações, o laboratório manteve o ritmo de produção para formar o estoque regulador de, pelo menos, três meses, mas estuda iniciar as exportações para dar vazão.
De acordo com o fundador Ogari Pacheco, o projeto de ampliar a presença internacional, começando pela América Latina, foi antecipado por conta da pandemia e começará a sair do papel a partir de 2022. “Nos anos de 2020 e 2021, quadruplicamos a produção de anestésicos para atender à crescente demanda por esse tipo de medicamento no Brasil, chegando à marca de 19,5 milhões de kits por mês. Investimos no período R$ 420 milhões em produção e formação de estoques”, afirma. Este ano, a expectativa é que a empresa alcance R$ 4 bilhões em vendas, o que representa 25% de incremento sobre o resultado de 2020.