FARMACOPEIA BRASILEIRA
A Anvisa publicou o Plano Estratégico Quinquenal da Farmacopeia Brasileira 2021-2026, que contou com a participação da ABIFINA. O presidente-executivo da entidade, Antonio Bezerra, é membro titular do Comitê Gestor da Farmacopeia Brasileira, no qual representa o segmento de insumos farmacêuticos. O documento tem três objetivos estratégicos para o órgão, definindo ações e resultados esperados.
PARCERIA RENOVADA
No fim de novembro, a ABIFINA e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram, por mais um ano, acordo de parceria a fim de fortalecer o setor farmoquímico nacional. A ideia é reduzir a dependência do Brasil com relação à importação de matérias-primas, uma vez que o País vive uma crise na produção para insumos farmacêuticos ativos (IFAs). Tal preocupação foi acentuada com a pandemia e seus efeitos nos diversos setores econômicos.
SONHO DISTANTE?
Entidades da indústria, entre elas a ABIFINA, assinaram um manifesto em apoio à PEC 110/2019. O documento foi publicado em outubro nos jornais Folha de São Paulo, O Globo e Correio Braziliense, pedindo urgência na aprovação da matéria. No entanto, isso parece distante. O Painel do Poder – pesquisa trimestral do site Congresso em Foco com lideranças parlamentares – revelou em outubro que, na visão dos consultados, é grande a chance de aprovação da proposta, porém o desinteresse do governo (adicione-se a proximidade das eleições) reduz as chances disso acontecer ainda nesta Legislatura.
XXI CONGRESSO FARMACÊUTICO
“Produzir IFA no Brasil é estratégico tanto para o pleno fornecimento de medicamentos, quanto para alavancar a pesquisa farmacêutica e química, pois conecta sociedade, pesquisadores e produto”. A afirmação fez parte da palestra que o vice-presidente do segmento farmoquímico da ABIFINA, Antonio Carlos Teixeira, proferiu no XXI Congresso Farmacêutico de São Paulo, que ocorreu no dia 11 de novembro. O tema da palestra foi objeto de artigo assinado na Revista do Farmacêutico, do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.
ABIFINA PRESENTE NO VII FORO DEL MERCOSUR
O presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, apresentou os requisitos para o setor de fármacos ser fortalecido, em outubro, durante o primeiro dia do “VII Foro Empresarial del Mercosur”. Entre os pontos elencados, estão o fomento para pesquisa, desenvolvimento e inovação, aumento da capacidade produtiva, uso do sistema de compras públicas, incentivo regulatório (priorização na análise de DMF nacionais) e aumento da competitividade. O evento foi organizado pelo Brasil, na condição de presidente Pro Tempore do Mercosul neste semestre, em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina (Cepal).