A ABIFINA realizou no dia 10 de junho o workshop virtual “A inovação tecnológica da rastreabilidade na defesa do mercado legal e o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas do CNCP-INPI”. A iniciativa fez parte do plano de trabalho da Comissão Especial de Medicamentos, Próteses, Equipamentos Hospitalares e Agrotóxicos do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP). A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, é a relatora da Comissão.
Uma novidade foi apresentada no evento pelo vice-presidente do Comitê Gestor da Política Nacional de Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, Paulo Guedes: o sistema nacional de rastreabilidade que será lançado pela Polícia Rodoviária Federal. O primeiro setor contemplado será o de medicamentos.
As vantagens de um sistema como esse são aumentar a competitividade e a rentabilidade das empresas, além da fidelização dos clientes. Uma proposta lançada no workshop foi a criação de um banco de dados alimentado diretamente pela indústria, com informações sobre a origem e o destino das suas mercadorias. Outra iniciativa abordada foi o Diretório Nacional de Combate à Falsificação de Marcas do CNCP-INPI, voltado para consultas de titulares de registros de marca pelos agentes públicos de fiscalização.