O GT Farma encerrou suas atividades com a entrega de um plano de trabalho que inclui 28 ações para o desenvolvimento de insumos farmacêuticos e medicamentos no Brasil para o País enfrentar a covid-19. O grupo de trabalho foi criado em 2020 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), reunindo entidades da área farmacêutica, entre elas a ABIFINA. No dia 18 de maio, os resultados foram apresentados ao ministro da pasta, Marcos Pontes.
Para o presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, uma das principais propostas do plano é a elaboração de uma matriz de uso do poder de compra do Estado. Outra é o estímulo a pesquisas clínicas e inovação para que a indústria possa produzir moléculas ainda não disponíveis no mercado nacional.
O MCTI informou aos participantes do GT que está trabalhando para criar a Rede Farma-MCTI, que retomará as reuniões regulares do grupo. Enquanto isso, o Ministério convidou os integrantes a aprofundarem as ações identificadas e registradas no plano de trabalho.
Nesse sentido, realizou, em 15 de junho, o bate-papo virtual “GT Farma: tecnologia e inovação a favor da saúde”, quando debateu os desafios e as oportunidades do setor.
No evento, o presidente-executivo da ABIFINA defendeu o uso do poder de compra do Estado e a necessidade de recuperação das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs).