Os esforços para combater a pirataria precisam de uma população consciente do problema. Nesse sentido, a ABIFINA iniciou um trabalho educativo por meio de publicações e campanhas. A primeira ação foi a “Cartilha para o consumo seguro de produtos naturais – fitoterápicos, suplementos alimentares e Medicina Tradicional Chinesa” (confira no site da Abifina: bit.ly/3yENGtE).
O projeto teve apoio das treze entidades do Grupo de Trabalho Combate à Fraude de Produtos Naturais no E-commerce. O lançamento foi no dia 17 de junho, na reunião ordinária do CNCP, que também apoiou a iniciativa.
A publicação explica os riscos da falsificação e do consumo indevido de produtos naturais. Também ensina o consumidor a verificar as normas dos órgãos competentes e identificar os sinais de alerta. Todo esse conteúdo foi divulgado em uma campanha nas redes sociais, que contou com um vídeo da secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues (foto).
O próximo passo será a edição da “Cartilha de combate à pirataria de insumos agropecuários”, cujo pré-lançamento ocorreu no dia 28 de agosto, durante reunião ordinária do CNCP.