Reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis no âmbito da indústria, a ABIFINA agora integra o Fórum da Geração Ecológica, um colegiado de mais de 40 especialistas e representantes de organizações da sociedade civil de apoio à elaboração de um Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável. O grupo foi criado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, a pedido do senador Jaques Wagner (PT-BA), que pretende conduzir o Brasil rumo a uma “guinada verde”. A expectativa é que o Plano estimule a criação de novos postos de trabalho e a preservação da biodiversidade brasileira.
O lançamento do Fórum aconteceu no dia 14 de junho, com a participação do presidente-executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra. O dirigente esteve também, em 20 de julho, na primeira reunião do grupo de trabalho (GT) Economia Circular e Indústria, ligado ao Fórum. Esse encontro aprofundou as discussões sobre o uso eficiente dos recursos naturais, o modelo econômico circular, a geração de empregos, novos negócios, o fortalecimento das cadeias globais de valor, e resíduos sólidos urbanos e rurais.
Bezerra pontuou na reunião que devem ser incluídos nos temas do GT as compras públicas sustentáveis e a alta tributação da indústria de química fina. Ele destacou a importância do eixo transversal sobre ciência, tecnologia e inovação nas discussões do GT.
“Temos desafios de saúde futuros em função de mudanças globais na sociedade, como o envelhecimento da população. Temos ainda a dependência mundial da China, por exemplo, na área de antibióticos. Para superar esse cenário, precisamos de incentivos públicos à pesquisa e também de estímulo à fabricação local de insumos. Afinal, sem independência na produção, pouco adianta inovar. Hoje o Brasil produz apenas 10% das moléculas necessárias para a fabricação de medicamentos. Outra questão é assegurar a competitividade nos preços dos produtos”, explica Bezerra.