REVISTA FACTO
...
Jan-Abr 2021 • ANO XV • ISSN 2623-1177
2023
73 72 71
2022
70 69 68
2021
67 66 65
2020
64 63 62
2019
61 60 59
2018
58 57 56 55
2017
54 53 52 51
2016
50 49 48 47
2015
46 45 44 43
2014
42 41 40 39
2013
38 37 36 35
2012
34 33 32
2011
31 30 29 28
2010
27 26 25 24 23
2009
22 21 20 19 18 17
2008
16 15 14 13 12 11
2007
10 9 8 7 6 5
2006
4 3 2 1 217 216 215 214
2005
213 212 211
O alto custo da ineficiência sistêmica e do descaso com a indústria nacional
//Editorial

O alto custo da ineficiência sistêmica e do descaso com a indústria nacional

Em mais de um ano de pandemia de Covid-19, a precariedade dos esforços brasileiros para combater a doença pode ser vista também na falta de ação concreta para fortalecer a indústria local de insumos, medicamentos e vacinas. É ela que fornece as bases para o enfrentamento desta e de muitas outras crises de saúde pública.
Sabidamente, a humanidade vai se deparar, ao longo da História, com vírus, bactérias e outros agentes infecciosos ainda não descobertos. Como conviver com este fato sem uma cadeia de saúde completa, que vá desde a pesquisa, a fabricação e o fornecimento de tecnologias até os serviços à população?

Trata-se de uma questão complexa que precisa ser solucionada com medidas econômicas estruturantes que ataquem os problemas sistêmicos refletidos no Custo Brasil, abordado ao longo desta edição da FACTO.

A expressão se refere a um conjunto de dificuldades estruturais que comprometem o desenvolvimento socioeconômico. Estamos falando de aspectos trabalhistas, institucionais, tributários, de infraestrutura, corporativos, educacionais, entre outros.

A conta da ineficiência do País é altíssima. Um estudo de 2019 feito pelo Ministério da Economia com o Movimento Brasil Competitivo indicou que o Custo Brasil corresponde a 22% do Produto Interno Bruto (PIB), sugando R$ 1,5 trilhão por ano das empresas.

Segundo a pesquisa, os empresários brasileiros precisam de 1.501 horas por ano, em média, para declarar impostos, contra somente 161 horas anuais nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, 65% dos lucros são destinados ao pagamento de tributos, frente a 40% no grupo.

Podemos listar dezenas de impactos do Custo Brasil. A elevada carga tributária restringe a produção e o consumo. Estradas malconservadas, malha ferroviária praticamente inexistente, portos limitados, energia cara e um sistema de comunicações ineficiente provocam perda de produtos, aumento nos custos de transporte e armazenagem, além de atraso nas entregas. Os encargos trabalhistas oneram a folha de pagamentos e a burocracia estatal emperra os negócios. Até a violência e a corrupção pesam no desempenho das empresas.

Os juros elevados e a excessiva depreciação cambial rendem um capítulo à parte por serem os fatores macroeconômicos primordiais que inibem o investimento produtivo. O economista e professor da PUC-SP Antonio Corrêa de Lacerda afirma, na entrevista desta edição, que câmbio, juros e impostos devem estar ajustados ao padrão internacional. Este é o básico a ser feito para dar à indústria condições de competir no mercado global.

A matéria política desta FACTO aponta o problema do Custo Brasil com o alerta de que o caminho sinalizado pelo governo – o da abertura indiscriminada da economia – aumentará a desindustrialização do País, como mostrou a experiência neoliberal dos anos 1990. Neste assunto, fica como ponto de atenção as negociações do Acordo de Compras Governamentais da OMC. Este, como mostra a reportagem, prevê que as licitações públicas não podem ter margens de preferência para produtores nacionais nas licitações públicas e encomendas tecnológicas. A abordagem desse assunto é complementada pelo artigo de Carolina Telles Matos e Fabrizio Sardelli Panzini, que fazem um balanço de negociações comerciais brasileiras recentes.

A demora na concessão de patentes é mais um aspecto frequentemente destacado pelas empresas como entrave ao desenvolvimento. Neste aspecto, pesa o parágrafo único do artigo 40 da Lei da Propriedade Industrial (LPI), que permite a extensão do prazo de patentes e gera prejuízo de R$ 3,9 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS) apenas com a compra de nove medicamentos, segundo estudo do Instituto de Economia da UFRJ.

A ABIFINA luta contra o mecanismo há anos, tendo somente neste mês de abril conquistado a primeira vitória, com a liminar do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os efeitos do dispositivo.

A importância dos argumentos da ABIFINA é tamanha que a petição da entidade, na qualidade de amicus curiae, foi a única citada no voto do ministro Toffoli, e por quatro vezes. A decisão vale até ocorrer o julgamento, pelo STF, da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Em 2013, a ABIFINA foi a primeira instituição a protocolar uma Adin sobre o parágrafo único do artigo 40 da LPI (mas que, na época, não foi aceita pelo STF).

O artigo do advogado Pedro Marcos Nunes Barbosa, que representa a ABIFINA, explica os fundamentos jurídicos que embasam o pedido de extinção. Para ele, o Brasil adota os direitos de propriedade industrial “em um patamar além do exigido internacionalmente”, indo contra a própria Constituição Federal. A carta magna diz que, se o Estado gera um dano a alguém, este deve compensar tal lesão – o que ocorre com o artigo 40 é justamente o oposto. Além disso, pela Constituição, os direitos intelectuais devem promover o interesse social, além do desenvolvimento tecnológico e econômico do País.

Devemos lembrar ainda que o arcabouço regulatório é mais um termo fundamental na equação do estímulo à indústria, especialmente para os segmentos farmoquímico e farmacêutico, que são altamente regulados. A ABIFINA, representando as empresas associadas, há meses solicita à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que desvincule as Cartas de Adequação de IFAs (Cadifas) dos registros de medicamentos.

A cobertura do webinar “Perspectivas para o fortalecimento da fabricação de IFAs e a vulnerabilidade sanitária do País”, promovido pela ABIFINA, adiciona alguns elementos à questão. Entre eles, a necessidade de se ampliar o uso do poder de compra do Estado por meio de encomendas tecnológicas e pelas licitações públicas para estimular tanto a produção como as inovações locais.

A presente edição da FACTO faz um mapa bastante amplo dos problemas de competitividade brasileiros, que, de certa forma, podem ser sintetizados na pergunta proposta na matéria do Setorial Saúde: o que deu errado na luta contra a Covid-19? Fora a própria gestão ineficiente da crise, pesam fatores estruturais que vão além dos já comentados. Para o médico sanitarista e ex-presidente da Anvisa, Gonzalo Vecina Neto, as dificuldades começaram em 2014 com a diminuição dos recursos para a saúde. Adiciona-se a isso a fragilização do Programa Nacional de Imunizações e o desmonte da indústria local, que deixou o Brasil à mercê dos países ricos.

O conhecimento detido para fabricação de vacinas foi se perdendo com a substituição dos produtos locais pelas importações então mais baratas (agora muito mais caras com o dólar extremamente elevado e inflacionadas pela alta demanda em função da Covid-19).

Desde sua criação, a ABIFINA defende a diminuição da dependência de insumos para a saúde pública brasileira a partir de um complexo industrial sólido em território nacional, com pesquisa e desenvolvimento, sem depender exclusivamente de fornecedores externos detentores de tecnologias avançadas. Com a pandemia, a entidade reforçou ainda mais a pauta, que ganhou espaço nas instâncias de governo. Porém, sem avanços concretos por enquanto. Para além das necessárias medidas setoriais (tanto para a química fina como para a indústria em geral), o Brasil precisa de políticas públicas amplas, consistentes e de longo prazo para superar o Custo Brasil.

A cadeia da saúde depende disso em todos os seus elos: geração de conhecimento; fornecimento de produtos e tecnologias; regulação; financiamento; capacitação profissional; consumo; distribuição, e serviços. Passou da hora de se compreender que a indústria nacional da saúde é um dos mais importantes pilares do desenvolvimento e que, sem ela, o Brasil não poderá alcançar o avanço econômico e social desejado.

Antonio Carlos Bezerra
Antonio Carlos Bezerra
Presidente-executivo da ABIFINA
Indústria de fármacos no contexto do complexo econômico-industrial da saúde 4.0
Anterior

Indústria de fármacos no contexto do complexo econômico-industrial da saúde 4.0

Próxima

RÁPIDAS