O Grupo de Trabalho (GT) Entidades para o Combate à Fraude de Produtos Naturais no E-commerce, capitaneado pela ABIFINA, começou o ano com o reforço de dois novos participantes: a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag). Na reunião do GT de fevereiro foi apresentado o Plano de Ações para 2021, que contempla a elaboração de um projeto educacional voltado para profissionais de saúde e a sociedade em geral.
O forte trabalho da ABIFINA no GT Fraude contribuiu para a entidade receber uma vaga no Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP). A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, tomou posse como membro titular em fevereiro, tendo como suplente Thaís Clemente, diretora do Regulatório Agro.
Na reunião da posse, a secretária nacional do Consumidor, Juliana Oliveira Domingues, anunciou a campanha do Ministério da Justiça contra a comercialização de vacinas falsificadas contra a Covid-19 na internet. A ABIFINA aderiu à iniciativa, divulgando amplamente as peças em suas redes sociais.
A reunião seguinte do CNCP definiu a composição de suas comissões especiais. A ABIFINA assumiu a relatoria da Comissão Especial de Medicamentos, Próteses, Equipamentos Hospitalares e Agrotóxicos. No primeiro encontro do grupo, em abril, a entidade apresentou as ações do GT de Combate à Fraude de Produtos Naturais, casos de sucesso do segmento agroquímico e exemplos de produtos ilegais para a saúde animal.
A ABIFINA também integra as Comissões Especiais de Adesões e Aplicação dos Guias de Boas Práticas e de Acompanhamento Legislativo do CNCP.