Entidades dos setores farmoquímico e farmacêutico buscam o apoio da Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia (FPBioeconomia) para seu projeto de incentivo ao uso da biodiversidade brasileira para a produção de insumos e de medicamentos inovadores. Em reunião realizada em setembro, o presidente executivo da ABIFINA, Antonio Carlos Bezerra, destacou que a indústria de fitoterápicos pode ajudar a mitigar a dependência nacional de matérias-primas importadas.
O encontro foi um pedido da ABIFINA, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) e o Grupo FarmaBrasil.
As entidades também pediram apoio à aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 135/2020, que veda o contingenciamento do FNDCT. A diretora de Biodiversidade da ABIFINA, Cristina Ropke, ressaltou para os membros da FPBioeconomia que o Brasil já produziu muitos resultados de pesquisa não aproveitados devido à falta de investimentos.
O deputado Paulo Ganime (NOVO/RJ), vice-presidente da Frente Parlamentar, afirmou que o governo deve investir principalmente nas fases iniciais de pesquisa e garantiu que o partido vai defender o PLC 135/2020.