Em defesa da ABDI
A ABIFINA assinou o manifesto de entidades em defesa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O documento reconhece a importância e os resultados da instituição no incentivo à capacidade inovadora e à competitividade da indústria nacional.
Incentivo à inovação no Brasil
Pelo segundo ano consecutivo, parlamentares, empresário e entidades se reuniram para debater soluções para os entraves à inovação no Brasil. Com o tema “Como fica a inovação no Brasil depois da pandemia?”, o encontro foi promovido por videoconferência pela Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Odilon Costa, vice-presidente para Assuntos Governamentais e Acesso da ABIFINA, representou a entidade.
Medicamentos pata UTIs
A ABIFINA participa, desde o início da crise da covid-19, de reuniões virtuais convocadas pelos Ministérios da Defesa e da Saúde, além da Anvisa, sobre a possível falta de medicamentos utilizados nas UTIs dos hospitais. Para atualizar as autoridades públicas, a entidade incentiva seus associados a informarem os níveis de estoque desses produtos.
IFAs estratégicos
Grandes lideranças da cadeia produtiva nacional de medicamentos e diagnósticos discutiram iniciativas para o combate à covid-19 na reunião da Força-Tarefa da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia, em maio. Antonio Carlos Bezerra, presidente-executivo da ABIFINA, mencionou o trabalho que está sendo desenvolvido com a Abiquifi e o Grupo FarmaBrasil para o fortalecimento da produção nacional de IFAs estratégicos.
Fórum Nacional da Indústria
A convite do Fórum Nacional da Indústria, a ABIFINA participou de reunião com o BNDES para discutir a possibilidade de criação de um mecanismo para suspender pagamentos de contratos com taxas equalizadas durante o período da crise da covid-19. Em outro encontro, a associação acompanhou os debates sobre financiamento, comércio exterior no período pós-quarentena e a Carta Aberta enviada ao governo com propostas do setor elétrico para sair da crise, assinada pela ABIFINA e outras entidades.
Marco regulatório do gás
Antonio Carlos Bezerra, presidente-executivo da ABIFINA, participou de videoconferência promovida pelo Ministério de Minas e Energia para discutir o marco regulatório do gás (PL 6407/2013), que tem grande apoio do setor industrial. A Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto, que irá a votação em breve. Segundo cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o novo marco pode mobilizar US$ 31 bilhões em investimentos ao ano no Brasil até 2030.
Pleitos à Anvisa
Em maio e junho, a ABIFINA encaminhou dois pleitos para a Anvisa, após consultas aos associados para reunir contribuições. Um dos pedidos de melhoria regulatória à agência trata do Guia nº 28 para realização de estudos de estabilidade em medicamentos. O outro é relativo à Consulta Pública nº 812, que propõe alterações nas regras para mudanças do tipo 2 em medicamentos, relacionadas ao controle de qualidade.
Repositório Covid-19
A ABIFINA criou o Repositório Covid-19, área exclusiva no site para notícias e artigos relacionados às ações de governos, empresas e instituições de pesquisa do Brasil e do mundo para combater o coronavírus. A página também oferece acesso direto às ações do governo brasileiro, às mais importantes pesquisas mundiais e a painéis de evolução da doença no mundo.