A Anvisa está se preparando para atender aos requisitos da Convenção Farmacêutica Internacional e Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S). Esse é o fórum mais relevante no estabelecimento de guias e treinamentos em inspeção farmacêutica. Para a indústria nacional, isso significa melhoria de imagem para seus produtos, redução de inspeções duplicadas, economia de recursos e facilidades de exportação para países membros do acordo.
Já buscando a harmonização com normas do PIC/S, a Anvisa publicou em agosto deste ano a RDC 301/2019, que aborda as diretrizes gerais de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Os membros do PIC/S estiveram no Brasil em setembro para auditoria junto à Anvisa e para que o País seja aceito como membro. Como desdobramento dessa etapa em abril de 2020, as indústrias precisarão apresentar, na inspeção de BPF, os seguintes documentos: análise de lacunas em relação aos novos requisitos da RDC 301/2019, análise de risco dessas lacunas e sua priorização, e plano de ações corretivas ou para mitigação.
A ABIFINA está acompanhando o andamento e os resultados da Anvisa ao PIC/S, participando de reuniões na Anvisa e realizando um amplo debate dos associados com a agência, em novembro, juntamente com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro (Sinfar-RJ).