A ABIFINA, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), enviou ao Ministério da Saúde um documento com sugestões para o marco legal das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). O Ministério formula uma minuta para a nova Portaria Ministerial sobre o tema.
A associação considera essa política essencial para o desenvolvimento e fortalecimento dos integrantes da cadeia produtiva do Complexo Industrial da Saúde, com produção local e aumento do acesso da população a produtos estratégicos.
A iniciativa atende a uma demanda da coordenadora-geral de Base Química e Biotecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Mirna Poliana Furtado de Oliveira, feita em reunião com o setor produtivo, em maio. Nessa ocasião os principais produtores de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) discutiram seu papel nas PDPs e as maiores dificuldades enfrentadas desde o início dessa política. Concluiu-se que a nova portaria será um importante passo para fortalecer o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. Em abril, outra reunião havia sido feita no Ministério para tratar do tema.