A ampliação das políticas protecionistas e a alta dos juros dos Estados Unidos, junto com a guerra comercial deste com a China, têm colocado em xeque o sistema multilateral de comércio. Como a política de comércio exterior deve se ajustar a esse cenário é um dos pontos em destaque na Agenda Internacional da Indústria 2019, lançada no dia 20 de março, em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ABIFINA participou do evento e contribuiu para o documento, que tem 110 propostas para o governo visando ampliar a inserção das empresas brasileiras no exterior.
Em função da instabilidade das relações comerciais, a indústria brasileira vem participando do debate mundial em torno da revisão do papel da Organização Mundial do Comércio (OMC). A ABIFINA acompanhou as discussões sobre o tema realizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no dia 13 de março, em São Paulo.
A proposta de reforma da OMC havia sido tratada em outubro de 2018 por ministros de Comércio de 13 países reunidos em Ottawa (Canadá). Eles divulgaram uma carta em que defenderam o sistema multilateral de comércio, o papel da OMC na facilitação do comércio e a importância do sistema de solução de controvérsias.
Também ano passado, representantes do G20 se reuniram em Mar del Plata (Argentina) e reconheceram a necessidade de revisão da OMC, porém sem apresentar detalhes.